São João da Boa Vista sedia capacitação para implantação do Procon Digital

Nos dias 30 e 31 de janeiro, os membros da Fundação Procon vieram da capital até São João da Boa Vista para capacitar servidores e colaboradores do Procon local e de outras seis cidades para implantação do programa SP Digital, criado especialmente para atendimento dos consumidores no Estado de São Paulo. A capacitação ocorreu no Campus Mantiqueira da Unifeob.
São João da Boa Vista está entre os 30 primeiros municípios a receber a capacitação que permite a implantação do sistema, que mudará completamente a dinâmica no órgão.
O objetivo do Procon de São João da Boa Vista com a implantação do sistema é tornar-se 100% digital, eliminando processos físicos e a impressão em papel, incorporando as melhores práticas e referências de gestão de processos dessa natureza no Estado. “Além dos processos físicos deixarem de existir, o sistema é automatizado e permite que consumidores e fornecedores acompanhem e se manifestem no processo sem se deslocarem até o órgão”, destacou Reinaldo Rehder Benedetti, coordenador do Procon São João.
Outro ponto que também trará economia imediata aos cofres públicos é que com o SP Digital a Fundação Procon assume todos os gastos com Correios, o que até então é custeado pelo município.
“Essa ferramenta, que é gratuita, representa verdadeiro ganho de eficiência à administração pública e aos munícipes. Será menos papel, menos burocracia e menos gastos. Todos ganham. E São João da Boa Vista sai na frente sendo uma das primeiras cidades da região a implantar o sistema 100% digital. A interação com a Fundação Procon/SP para que o treinamento fosse realizado aqui demonstra o protagonismo e liderança da nossa cidade na construção de diálogos institucionais voltados a soluções que possam trazer melhorias à administração pública e à população”, afirmou a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza, que acompanhou a capacitação juntamente com o presidente da Câmara Municipal, dr. Carlos Gomes.

MUDANÇA
Teresinha ainda ressaltou que o Procon de São João será transferido em breve para a Vila Jurídica da Unifeob, na rua Riachuelo, nº 571, no Centro, local que também congrega outras instituições públicas como o Juizado Especial Cível, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o Núcleo Especial Criminal (Necrim) e o Escritório-Modelo do Centro Universitário. “Trata-se de um local acessível e com condições dignas para atender as pessoas. Sabemos da importância do Procon e por isso estamos investindo em muitas melhorias”, destacou a prefeita.
O Procurador-Geral, Dr. Ulisses Ribeiro, destacou que essas ações importantes representam um avanço na democratização do direito constitucional do acesso à Justiça.