Prefeitura vai cooperar com o censo do IBGE

As atividades do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) servem de referência para diversas ações de planejamento da União, dos Estados e dos Municípios. Neste ano, porém, a Prefeitura tem manifestado grande preocupação com as verificações que estão sendo colhidas pelo Instituto, que opera na cidade com 68 recenseadores: 49 deles já estão em campo, enquanto outros 19, estão passando por treinamento.

Na manhã desta quinta (18), a prefeita Teresinha recebeu, em seu gabinete, o coordenador de área do IBGE, João Rafael Garcia e iniciou tratativas para auxiliar no censo: “Soubemos que muitos sanjoanenses, principalmente os idosos que ficam sozinhos a maior parte do tempo, têm receio de atender à porta para os representantes do Instituto. Por isso, reunimos nossos responsáveis do Gabinete, da Comunicação, da Saúde e da Assistência Social, para organizarmos uma força-tarefa que vai auxiliar nesta abordagem”, afirmou a prefeita.

O que se nota é que esta população mais idosa tem mais afinidade com profissionais já conhecidos nos bairros, como é o caso dos agentes comunitários, que devem fazer um trabalho de orientação em suas repartições. O IBGE dividiu a cidade em 192 setores em que atuam os recenseadores e, nos próximos dias, a Prefeitura iniciará uma ampla campanha com informações sobre a passagem destes profissionais pelos imóveis existentes na cidade.

“Um dos nossos problemas é a difusão de fake news. Um caso emblemático é de uma mensagem de aplicativo que surgiu em Goiás, com a foto de um recenseador, como se fosse um criminoso, o que é absoluta mentira. Infelizmente, muitas pessoas acabam acreditando nisso e não atendem à porta”, afirmou João Rafael.

Vale lembrar que todos os profissionais do IBGE que se apresentam aos munícipes estão identificados e têm, inclusive, um QR Code em seu uniforme, pelo qual é possível rastrear informações mais detalhadas.