Prefeita e reitor do Instituto Federal inauguram usina de energia fotovoltaica

Na tarde de quarta-feira (20), a prefeita Teresinha recebeu o reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, Silmário Batista dos Santos. Além de tratarem sobre projetos em comum entre a Prefeitura e o IF, eles também inauguraram a usina de energia fotovoltaica do campus local.

Recentemente homologada pela Elektro, a usina tem 88 módulos que podem gerar até 30 kWp (Kilo-Watt-pico) em sistema on-grid. Isso significa que a usina está ligada à rede do campus e também à rede da concessionária, podendo alimentá-la com o excedente que não for consumido.

“Sabemos que esta iniciativa vai representar uma economia importante para o IF e é prova do funcionamento de uma tecnologia que pode ser aproveitada em outros setores da comunidade”, afirmou Teresinha.

De acordo com o IF, a novidade resultará em cerca de R$ 40 mil anuais de economia, permitindo novos investimentos. Um deles, segundo o reitor, poderá ser na própria questão energética, com novas usinas: “Nosso olhar é voltado para a inovação nos campi e, em breve, poderemos aumentar o potencial energético de luz solar”, finalizou.