Unifae celebra acordo para desenvolver pesquisas médicas

Em mais uma parceria entre a UNIFAE e a empresa IBRAMED, teve início, na última sexta-feira (12), a primeira grande pesquisa vinculada ao IPECLIN – Instituto de Pesquisas Clínicas da UNIFAE. O projeto será realizado, inicialmente, na Clínica de Fisioterapia da Instituição.

Desde que as atividades do Instituto começaram, a prefeita Teresinha colocou o Executivo à disposição da UNIFAE, que é uma autarquia municipal, para que novos projetos se realizassem neste novo espaço: “Esta parceria é fundamental para que o IPECLIN realize aquilo que se propõe: ser um agente de fomento à inovação científica”, reafirmou Teresinha.

Já segundo a Profª. Dra. Laura Ferreira de Rezende Franco, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEQ), desde a inauguração do IPECLIN, em junho de 2021, professores estão trabalhando numa pesquisa sobre gordura localizada na área de dermatofuncional.
“Nós vamos começar com a ozonioterapia. Já fizemos todos os trâmites e projetos, passamos pelo comitê de ética e de pesquisa, e, agora, recebemos uma fisioterapeuta contratada pela IBRAMED, também formada na UNIFAE, além dos equipamentos e dos alunos bolsistas da Fisioterapia que também vão participar da pesquisa”, destaca Laura.

De acordo com Michele Nishioka, fisioterapeuta da IBRAMED, há várias pesquisas sobre a ozonioterapia, mas poucas no campo da estética. “Esse trabalho será muito importante, tanto para a UNIFAE como para nossa empresa, mas principalmente para o público em geral que trabalha com a estética”, reforça.
Elisabete Loro formou-se em Fisioterapia na UNIFAE em 2004 e será a responsável da IBRAMED neste projeto. “É uma oportunidade muito legal para mim, como pesquisadora e ex-aluna da UNIFAE. Vamos iniciar os atendimentos para validar a ozonioterapia e mostrar os resultados que ela pode proporcionar aos pacientes”, explica.

APRENDIZADO NA PRÁTICA – Alunos da UNIFAE também farão parte das pesquisas. São os casos da Giovana Lucas e do Alexandre Giaretta, ambos do sexto semestre de Fisioterapia. “Estou extremamente feliz em ter conseguido entrar nesse projeto. Uma oportunidade única, com um peso enorme para questões curriculares, além do aprendizado na prática”, afirma Giovana.

“Abre nosso campo de conhecimento na área de pesquisa. A parceria com uma empresa tão grande fortalece o estudo, além de ser muito bom para o nosso conhecimento”, complementa Giaretta.

A vice-reitora da UNIFAE, Profª. Dra. Anita Bellotto Leme Nagib, fez questão de acompanhar o início dos trabalhos e salientou a importante conquista. “Um passo maravilhoso para os alunos da UNIFAE, que estarão atuando na pesquisa como iniciação científica para que possamos levar mais esse benefício para a população, com um recurso bastante inovador”.

SOBRE – O IPECLIN UNIFAE – Instituto de Pesquisa Clínica da UNIFAE foi criado para avaliar efeitos clínicos de intervenções terapêuticas em seres humanos. Serão realizadas pesquisas com intervenção em grandes grupos de participantes, com diferentes características. Assim, será possível avaliar o risco-benefício das preparações a curto e longo prazos, além do valor terapêutico.

Estão integrados ao IPECLIN o Ambulatório Médico, a Clínica-Escola de Fisioterapia, a Clínica-escola de Psicologia, o Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos e em Animais e o Ambulatório Multiprofissional Pós-Covid (todos ligados à UNIFAE), além dos cursos da área de Saúde do Centro Universitário e o apoio da Prefeitura de São João da Boa Vista.

A IBRAMED é uma empresa brasileira, fundada em 1994, que produz produtos de alta tecnologia e qualidade para as áreas de estética, reabilitação e medicina estética. Sua equipe conta com consultores científicos que ministram treinamentos e cursos e sobre os tratamentos e equipamentos comercializados, a fim de garantir usa aplicabilidade de forma correta e eficiente.

A fábrica está localizada na cidade de Amparo/SP e possui 3.800m², cotando com os mais modernos procedimentos de produção e assistência técnica, todos adequados às normas da Anvisa de Boas Práticas de Fabricação.