Prefeitura inaugura quinta-feira, 10, a Unidade de Saúde do Bairro Alegre

A Prefeitura de São João da Boa Vista inaugura nesta quinta-feira, 10 de dezembro, às 15h, o novo prédio da Unidade de Saúde “Dr. Amado Gonçalves dos Santos”, no Bairro Alegre.

O ato de entrega oficial será restrito a poucos convidados, entre eles vereadores, funcionários e diretores municipais, para que sejam cumpridos os protocolos sanitários de combate à pandemia da Covid-19, com uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

As novas instalações de 195 m² se concentram na rua Deoclesio Ponciano da Silva, nº 975. No local, além de outros serviços, os usuários de 11 bairros da região passam a receber tratamento dentário.

“É um espaço físico adequado que proporciona maior conforto e humanização no atendimento prestado. A equipe foi mantida e a novidade é o consultório odontológico, para não haver a necessidade de deslocamento da população para este tipo de atendimento”, afirma a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Heloísa Trafani.

O prédio teve a construção executada pela administração municipal em parceria com a iniciativa privada - empreendedores do residencial Colinas do Alegre.

Na época, o acordo foi firmado por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), que é uma ferramenta estratégica elaborada para melhorar os espaços públicos nas imediações de um futuro bairro, com a proposta de beneficiar moradores da região e reduzir gastos dos cofres municipais.

Além da Unidade de Saúde, a contrapartida da iniciativa privada incluiu a recuperação da área de lazer do Jardim Pousada do Sol, construção de uma rotatória, aquisição de equipamentos de informática para a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) José Inácio Diniz, e a instalação de 40 luminárias LED.

Em funcionamento desde o dia 30 de novembro, a unidade conta com 1 enfermeiro chefe, 1 médico clínico, 1 ginecologista/obstetra, 1 pediatra, 2 auxiliares de enfermagem, 1 auxiliar administrativo e 1 servente.

Assim como nas demais 12 unidades da Prefeitura, o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. As atividades envolvem serviços de acolhimento, cadastro, classificação de risco, cartão SUS, pré e pós consulta, aferição de sinais vitais, acompanhamento do programa Bolsa Família, vacinação, inalação, medicação, sondagens, encaminhamentos, entre outras ocupações.

No Bairro Alegre, a unidade atende moradores do Jardim das Paineiras, Jardim Pousada do Sol, Bairro Alegre, Jardim Sol Nascente, Riviera de São João, Jardim dos Eucaliptos, Recanto do Lago, Terras de São João, Condomínio Morro Azul, Condomínio Vista da Serra e Condomínio Del Plata.