Departamento de Saúde irá utilizar testes rápidos para Covid-19

Na segunda-feira, dia 11 de maio, o Departamento de Saúde de São João da Boa Vista, através do Laboratório Municipal, irá utilizar testes rápidos para detecção da Covid-19.

No total, serão 1.700 testes, sendo 550 adquiridos com recursos próprios do município e 1.150 testes doados pelo Ministério da Saúde.

Com análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), da Fiocruz, os testes apresentam parecer satisfatório de 86% de sensibilidade e 99% de especificidade, se aplicados corretamente dentro do prazo.

Os testes serão destinados a públicos específicos, principalmente pessoas que apresentam sintomas gripais leves e que estão sendo monitoradas em domicílio. Porém, quem encontra-se nessas condições somente irão realizar o teste após o término de 14 dias.

A Prefeitura também já havia adquirido uma cota de exames do Laboratório de Biologia Molecular da FZEA / USP de Pirassununga (Faculdade de Zooctenia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo), chancelado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O exame é realizado por meio da técnica RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição Reversa de Reação em Cadeia de Polimerase), estes continuarão sendo utilizados para as pessoas internadas e profissionais de saúde.

2020_05_07 - TESTES RAPIDOS (2) (Copy) (1) 2020_05_07 - TESTES RAPIDOS (5) (Copy) 2020_05_07 - TESTES RAPIDOS (6) (Copy) Teste rápido Covid-19 ubs bairro alegre