Cursinho Popular Sanjoanense inicia nova turma

Considerada uma das iniciativas de maior sucesso da rede municipal de ensino, o Cursinho Popular Sanjoanense (CPS) iniciou mais uma turma este ano. A aula inaugural foi realizada na terça-feira (16) na Unifae e contou com a presença da prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza e do presidente da Câmara Municipal, dr. Carlos Gomes, além da diretora de Educação, Eloísa Matielo, e representantes das instituições parceiras.

Implantado em 2022, o CPS é fruto da parceria entre a Prefeitura de São João da Boa Vista, Academia de Letras, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Unesp e a Unifae. Na ocasião, Teresinha deu as boas-vindas aos alunos e destacou a importância do estudo na vida de todos. “Por meio do Cursinho Popular, muitas pessoas estão realizando o sonho de ingressar na faculdade. Isso é muito gratificante e mostra como é importante investirmos cada vez mais na área da educação”, destacou.

IMPORTÂNCIA
O Cursinho Popular Sanjoanense é totalmente gratuito e as aulas são realizadas na Unifae, no período noturno. Os professores são voluntários e, em sua maioria, vindos das instituições participantes. Anualmente são disponibilizadas 70 vagas para alunos que forem aprovados no ‘vestibulinho’. Para participar, eles devem estar terminando o Ensino Médio ou já terem concluído essa etapa a qualquer tempo. Em ambos os casos, os participantes devem ser oriundos da rede pública.

BALANÇO
Em 2022, 29 alunos do CPS foram aprovados em 31 vestibulares. Já no ano passado, 38 estudantes conquistaram vagas em 54 provas. Com este resultado, São João da Boa Vista tem atualmente estudantes em universidades estaduais e federais, além de bolsistas na Unifae, que é considerado o melhor Centro Universitário do Brasil entre as autarquias.

IMG_0350 IMG_0356 IMG_0365 IMG_0392 IMG_0412 IMG_6312