Cultura e gastronomia são temas da 1ª Feira Nordestina de São João da Boa Vista

Dos dias 8 a 10 de abril, a Prefeitura, por meio dos departamentos de Cultura e Turismo, promove a 1ª Gastronomia Típica Nordestina de São João da Boa Vista. O evento acontece na Praça Rui Barbosa, em frente a Estação das Artes, e trará, além das comidas típicas nordestinas, artesanatos e atrações musicais. No primeiro dia, a feira ocorre das 18h às 22h; sábado e domingo, das 11 às 22h.

A ideia do evento vem desde 2016, segundo o organizador Carlos Tarcísio Paulo. "São João tem uma grande quantidade de nordestinos, assim como na região, e sua cultura é muito rica, com muito folclore. O objetivo é trazer essa cultura para dentro da cidade e fazer com que as pessoas conheçam mais sobre sua população".

A feira serve também como forma de homenagear a população nordestina que, em sua grande parte, foi responsável pela criação das grandes capitais do país.

Em relação às comidas, serão vendidas: baião de dois, sarapatel, buchada, acarajé, panelada e pastel com recheios típicos da comida nordestina, tudo buscando trazer um pouco de cada região, já que o Norte e o Nordeste têm 16 estados.

Para Tarcísio, o apoio da prefeitura foi de grande importância para a realização da feira. “Estamos tendo o apoio de várias pessoas, principalmente nesse governo, que abriu o espaço para o nordestino. Isso ajudou a amadurecer a ideia”, comenta.

“Sempre briguei pelo povo nordestino. Estive na região diversas vezes e vi o sofrimento deles, senti na pele e hoje vejo que existe muita discriminação. Com isso, comecei a lutar contra esses problemas, já que as pessoas vão para outras cidades em busca de algo melhor para suas vidas. Sou de São Paulo, já estou há oito anos em São João, minha esposa é maranhense e falo em nome deles, sempre trabalhando pelo lado certo. Essa feira é uma forma de homenagear esse povo trabalhador, que luta muito. Esperamos que seja um sucesso e convidamos toda a população da cidade e da região”, afirma Tarcísio.

A organização do evento informa que ainda restam vagas disponíveis para os interessados em expor seus produtos. A inscrição pode ser feita pelo número (19) 98920-1303, ou pelo link https://forms.gle/LgGD7UmSNmKXpR4BA. A data limite para inscrições é dia 3 de abril.