A importância do Arquivo Histórico Municipal “Matildes Rezende Lopes Salomão”

A existência do Arquivo Histórico Matildes Rezende Lopes Salomão (1916-2007) em nossa cidade é, antes de tudo, cidadania. São João da Boa Vista está preocupada com os cuidados ao acervo histórico em sentido regional e nacional. As cidades vizinhas: Aguaí, Águas da Prata, Espírito Santo do Pinhal, Santo Antônio do Jardim e Vargem Grande do Sul também dependem do Arquivo são-joanense como fonte de consultas.

Para a ideia dos leitores e das leitoras, o Arquivo Histórico registra em bom estado de conservação as Atas da Câmara de São João da Boa Vista desde a metade do século XIX, por volta de 1865. Alguns outros materiais estavam bastante danificados e estamos fazendo o possível para restaurá-los através de estudos traçados pela Comissão formada por profissionais da área em preservar a história até o momento.

O Arquivo Histórico Municipal foi fundado em 2000. Nos dias atuais, existe a urgência de uma política mais arquivista, com o acesso à informação de forma adequada, em condições necessárias para os documentos que percorrem o tempo.

De acordo com a Constituição Federal, está previsto na Lei 8.159/91, o dever do Poder Público em manter a gestão documental e a proteção especial aos documentos arquivados, como instrumento de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico de uma cidade.

O nome do Arquivo Histórico, a partir da instalação (2003), é de Matildes Rezende Lopes Salomão, nascida em 1916. Mulher perseverante e estudiosa, na década de 1960, interessou-se por pesquisas históricas e viajou parte do país atrás de documentos oficiais (certidões, inventários, testamentos) a fim de reunir a nossa História.

As pesquisas de Matildes Salomão trazem o esforço de instalar o chamado Arquivo Histórico em São João – mesmo que não diretamente por suas mãos, mas com o seu nome – em fraterna ocasião de agradecimento aos documentos recuperados por ela.

Hoje, e desde então, o Arquivo Municipal está disponível no Centro Cultural Pagu (Rua Benedito Araújo, nº 44, Centro, São João da Boa Vista, 19-3631-0316).

Texto escrito por Stefani Costa

Historiadora e membro da Comissão do Arquivo Histórico “Matildes Rezende Lopes Salomão” & Museu Pedagógico “Armando de Salles Oliveira”

BIBLIOGRAFIA: SCANNAPIECO, João Baptista. “Plano de Ação Para o Desenvolvimento das Atividades do Arquivo Histórico Municipal”. In: Identificação de Estudos do Arquivo, São João da Boa Vista, p. 01 a 05. 2014.

MENEZES, Neusa Maria Soares de. “Outras Mulheres: Matildes Rezende Lopes Salomão”. Sítio Virtual, Mulheres de São João: < https://www.mulheresdesaojoao.com.br/index_arquivos/MatildesRezendeLopesSalomao.htm > Acesso em 18 de maio de 2021.

Portal da Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. “Lei Nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991”. Capítulo I, II, III, IV e V. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm > Acesso em 18 de maio de 2021.