Operadores de máquinas pesadas concluem curso de capacitação

Qualificação reuniu 32 horas de aulas teóricas e práticas

Servidores municipais do Departamento de Serviços, Obras e Infraestrutura, que atuam como operadores de máquinas pesadas, concluíram na noite desta quinta-feira, 29 de agosto, um curso de aperfeiçoamento para melhorar a qualidade dos serviços da Prefeitura de São João da Boa Vista.  

Com 32 horas de aulas, o curso englobou conhecimentos teóricos (ministrados no auditório do Departamento de Saúde) e práticos (executados na área do novo Pátio Centralizador de Serviços). O encerramento também foi marcado pela entrega de certificados para cada um dos participantes. 

Segundo o técnico em segurança do trabalho, Paulo Marangoni, diretor da empresa Forset Treinamentos, de Mogi Guaçu, são poucas as administrações públicas que oferecem cursos deste tipo para capacitar os servidores. 

“Já eram profissionais que tinham conhecimento prático, mas não técnico. Hoje com o curso , a Prefeitura de São João tem profissionais completos, comprometidos com a administração e altamente habilitados”, afirma o orientador.  

Um dos operadores, o servidor José Reginaldo dos Santos Filho, afirma que já começou a colocar em prática tudo que aprendeu. 

“Muita coisa a gente não sabia. Agora, a gente aprendeu muito com os tipos de serviço e jeito correto de trabalhar. Peguei mais noção de outras máquinas e valeu à pena”, pontua.  

Os profissionais puderam aumentar o conhecimento sobre o trabalho executado em máquinas como retroescavadeira, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, motoniveladora e caminhão guindaste munck. 

“Eles vão ter mais noção de serviços de terraplanagem, nivelamento, construção de rampas e galerias. Vão ajudar muito a Prefeitura e a cidade”, explica o encarregado de serviços de máquinas, Edson Tadeu.  

O diretor de Obras da Prefeitura, Wagner Wanderley Bedin (Tapico), afirma que o curso também é uma forma de enaltecer o trabalho desempenhado pelos servidores. 

“Eu acho muito importante porque é uma valorização para os nossos operadores. Por mais que eles soubessem de muita coisa, puderam aprender um pouco mais e receber o certificado. É um ganho muito grande. O Departamento de Obras fica respaldado”, finaliza Tapico.