Fonte da Praça Armando Sales será reativada

Inativa por longo período, a Fonte Luminosa da Praça Armando Sales de Oliveira voltará a ser uma das atrações decorativas do Centro de São João da Boa Vista, especialmente no período noturno.

Sucesso de visitação em décadas passadas, o equipamento ornamental está previsto para retornar ao funcionamento nos próximos meses (prazo de 150 dias), após conclusão das obras de reforma e restauração planejadas pela Prefeitura.

Desde segunda-feira, 29 de junho, funcionários da Acqua Chafarizes e Fontes Luminosas, empresa contratada pela administração municipal, executam os primeiros serviços, sob fiscalização do Departamento de Gestão e Planejamento Urbano.

De acordo com levantamento realizado por engenheiros, a fonte terá novas instalações elétricas e hidráulicas, modernos acessórios ornamentais, projetores subaquáticos de LED, painel de controle eletrônico e sistema de som ambiente.

Diretor de Planejamento da Prefeitura, Julio Luís de Almeida Lino afirma que a fonte, com diâmetro de 11,70 m, não sofrerá nenhum tipo de alteração na estrutura arquitetônica, pois trata-se de um patrimônio que está em fase de estudo de tombamento pelo município.

“Não vamos modificar a fonte, mas ela terá um sistema de funcionamento diferente e moderno com jatos de água, iluminação e música. Na prática, ela vai jorrar água por jatos coordenados com música através de um painel eletrônico”, explica o engenheiro.

Recursos do MIT

As obras foram licitadas com recursos de R$ 319.540,48, provenientes da Secretaria Estadual de Turismo. A liberação da verba tornou-se possível depois que São João conseguiu classificação como Município de Interesse Turístico (MIT). Com a aprovação do projeto, o governo reservou o montante para a execução das obras.

“A restauração será realizada inteiramente com a verba do MIT. Sendo assim, a Prefeitura Municipal de São João não irá contribuir financeiramente com a obra, ficando tudo por conta do MIT de 2019”, explica Rose Vasconcellos, diretora municipal de Turismo.

Atração turística

Dono de um estabelecimento comercial em frente à praça, o fotógrafo Antonino Gianelli, que já produziu inúmeras imagens na fonte, aguarda com expectativa a conclusão das obras para que a população possa apreciar o espaço.

“A fonte é um atrativo para qualquer cidade. Então, no fim de semana vem a família, as crianças e [a fonte] chama o pessoal para a praça. É importante e tem que ter”, pontua.

A diretora de Turismo dá ênfase ao fato de a fonte contribuir com a decoração natalina, entre outros eventos.

“Será um acréscimo para a imagem da cidade, tanto para os turistas quanto para os moradores. Vale ressaltar que a fonte terá iluminação e som para os dias de evento. Outro ponto positivo é a atração de visitantes para eventos como a ‘Feira Juntô’, que acontece na praça”, finaliza Rose.

IMG_5499 IMG_5502 IMG_5503 IMG_5509