Vigilância Sanitária realiza campanha educativa sobre o uso de máscara

O Setor Municipal de Vigilância Sanitária (VISA) dá início a uma campanha educativa junto com a população de São João da Boa Vista sobre o uso adequado de máscara em locais públicos e outros estabelecimentos.

A ação, preventiva ao novo coronavírus, está em conformidade com os documentos emitidos pelo governo do Estado de São Paulo - Decreto 64.959, de 4 de maio, e Resolução 96, de 29 de junho de 2020.

Nesta sexta-feira, 3 de julho, das 17h às 18h, fiscais da VISA se concentram na pista de caminhada do Piscinão do Córrego São João, localizado no bairro Recanto do Lago, para a entrega de folhetos explicativos.  

Em seguida, das 18h às 19h, profissionais do Departamento de Saúde levam as informações até um ponto estratégico da pista de caminhada da Avenida Profª Isette Corrêa Fontão, região do Jardim Ipê.

As atividades retornam na segunda-feira, dia 6, das 13h às 14h, na rua Ademar de Barros. Na sequência, das 14h às 15h, as orientações chegam à Avenida Dona Gertrudes, Centro de São João.

“O pessoal acha que precisa usar a máscara somente para entrar no estabelecimento, sendo que o uso deve ser em todos os lugares. Nesse momento, vamos fazer a campanha nesses locais onde há maior concentração de pessoas”, enfatiza a chefe do Setor de Vigilância Sanitária, Silvana Marta Passoni Moreira Ferreira.

Por enquanto, a campanha tem caráter educativo e não punitivo. No entanto, conforme consta na resolução e decreto estaduais, após ampla divulgação referente ao uso da máscara, cidadãos que não cumprirem às determinações poderão ser multados em R$ 500.

Quanto aos estabelecimentos comerciais que desrespeitarem normas estabelecidas, o valor da multa é de R$ 5.000,00, para cada pessoa que estiver sem máscara.