Testagens na carreta têm mapeado número de contaminados na cidade

Considerando a alta demanda, a dificuldade na aquisição e entrega dos testes rápidos (antígenos) por meio dos fornecedores, o município adotou uma estratégia para testagem da população, com a chegada da carreta estacionada ao lado da UPA.

O teste sorológico, que averigua a produção de anticorpos no organismo, está sendo realizado nas pessoas assintomáticas (sem sintomas) e que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para Covid-19, mas que também estão assintomáticas. Caso o anticorpo dê positivo, o exame de antígeno será realizado.

As pessoas que, após avaliação da equipe, apresentarem sinais característicos de síndrome gripal e que estiverem com pelo menos quatro dias de sintomas, serão submetidas ao teste de antígeno, que é feito através do swab (cotonete) que é introduzido no nariz.

É preciso ressaltar que as equipes da carreta de testes não realizam atendimento médico. Elas fazem a testagem e àqueles que necessitam são encaminhados ao Centro Covid (Jardim São Paulo) para avaliação dos sintomas e tratamento adequado.