Saúde realiza testes gratuitos para detecção de HIV nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 29 de novembro, das 9h às 16h, profissionais do Departamento Municipal de Saúde realizam na Praça da Catedral, Centro de São João da Boa Vista, testes rápidos para detecção de casos de HIV, Sífilis e Hepatites (B e C).

A ação faz parte da Campanha “Fique Sabendo”, iniciada na última segunda-feira, 25, para conscientizar a população sobre a importância dos exames. O trabalho se estende até o dia 6 de dezembro.

Neste período, todas as 13 Unidades de Saúde, Centros de Atenção Psicossociais (CAPS da Vila Valentim e Vila Brasil), Centro de Especialidades e Serviço de Atendimento Especializado (SAE) realizam os exames de forma gratuita.

Para realizar o procedimento, é necessária a apresentação de um documento com foto. Na situação de menores de 12 anos, os interessados devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Segundo o Departamento de Saúde, São João registra, até o momento, 66 casos de Sífilis, 31 casos de Hepatites e 13 pessoas infectadas pelo HIV (4 mulheres e 9 homens na faixa etária de 18 a 56 anos).

Em caso de descoberta de alguma das doenças, os pacientes são encaminhados para tratamento no Serviço de Atendimento Especializado.