São João recebe verba de R$ 5 milhões para cirurgias eletivas e exames

No início da semana, a Prefeitura de São João da Boa Vista recebeu a confirmação da Secretaria Estadual de Saúde do investimento de R$ 5 milhões, que será investido no custeio de cirurgias eletivas e exames da população.

O valor se trata de uma estimativa de uso, ou seja, pode sofrer alterações para mais ou para menos, dependendo da mudança dos custos. A verba veio por meio de um pedido feito pela prefeita Teresinha, em 2021, ao Governo do Estado de São Paulo, com o intermédio do deputado federal Geninho Zuliani.

Depois de um primeiro ano e um começo de 2022 muito difícil, por conta da pandemia, fico extremamente feliz em conseguir esse recurso tão rapidamente, onde mais de 13 mil pessoas serão beneficiadas. Seguimos buscando, cada vez mais, as melhorias na saúde sanjoanense”, afirma Teresinha.

De acordo com Fábio Ferraz, diretor do Departamento de Saúde, o recurso será utilizado em mais de duas mil pessoas que estão aguardando algum tipo de intervenção. “Nós vamos resolver essa agonia de parte da população, que são as cirurgias que ficaram paralisadas em função da pandemia. Estamos em negociação com nossos prestadores para zerar essa fila de espera”, completa Ferraz.

Veja abaixo os valores detalhados que serão investidos para cada tipo de cirurgia e exames:

- Cirurgias Eletivas de Catarata

População a ser atendida – 500 pessoas (1.000 cirurgias)

- Cirurgias Eletivas de Média Complexidade

População a ser atendida – 1.900 pessoas

Valor destinado aprox.: R$ 2 milhões

- Cirurgias Eletivas de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME)

População a ser atendida – 110 pessoas

- Exames de Média Complexidade