Postinhos têm horário estendido na campanha contra o câncer de colo do útero

Nesta quarta (22), todas as 14 Unidades de Saúde de São João da Boa Vista estarão abertas, sempre às quartas-feiras, das 17h às 19h, para uma campanha de realização de exames preventivos nas mulheres de 25 a 64 anos. Mulheres que nunca fizeram o exame ou que não o fazem há mais de dois anos, também podem ser atendidas, sem distinção de idade.

“O objetivo desse exame é detectar, precocemente, o câncer de colo de útero. A patologia acomete, principalmente, mulheres nesta faixa etária. O agendamento pode ser feito por telefone, entrando em contato com a Unidade de Saúde do bairro de residência”, disse Jacqueline Benitte Cândido, enfermeira-chefe do Setor de Atenção Básica.

As condições de preparo para o exame são esclarecidas no agendamento (mesmo por telefone) e, na data da coleta do preventivo a paciente deve levar um documento pessoal e o cartão do SUS (caso a pessoa já seja cadastrada).

“Nossa equipe está preparada para atender à demanda e esta ação leva em conta a situação das mulheres que têm uma agenda bastante atarefada, com trabalho durante todo o dia, fato que impede que elas procurem as unidades no horário normal. Por isso, optamos pela campanha em horário ampliado às quartas-feiras”, disse a prefeita Teresinha.

WhatsApp Image 2023-03-14 at 10.40.10