Conselho Municipal de Saúde toma posse com enfoque participativo

A nova composição do Conselho Municipal de Saúde tomou posse, na noite da última terça (20). Atendendo à legislação, o CMS é formado por 20 representantes titulares e seus respectivos suplentes, todos oriundos de organizações, da sociedade civil em geral e dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Nos encontros da entidade, eles debatem, entre outros temas, questões orçamentárias da Saúde e necessidades da população em geral.

A reunião de terça também serviu para eleger a diretoria do Conselho, que terá mandato válido até setembro de 2024. A presidente escolhida pela maioria foi Andréa Costa Mari Venna, representante dos trabalhadores da saúde: “Estou propondo uma experiência dentro do que eu trabalho há 20 anos. Sou especialista em Direito Médico e Saúde, atuo nesta área como advogada e tenho uma prática, uma vivência. Conheço as necessidades do prestador de serviço e também do seu consumidor, que é a população. Neste momento em que eu fico muito feliz por ter sido eleita, posso dizer que espero que todos possam participar ativamente deste Conselho que é plural e vai melhor contribuir com os interesses da população e do usuário do SUS”, declarou.

Já para Ana Cláudia Ferraz, presidente da Comissão de Infância, Juventude e Adoção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) frisou a importância da contribuição da entidade: “Nossa função é auxiliar para que tudo transcorra dentro da legislação e, no meu caso em particular, dentro do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) que preconiza uma série de benefícios que devem ser ofertados a este público. Estaremos presentes e à disposição para contribuir para sanar dúvidas da comunidade”.

“É extremamente importante a participação da comunidade para o controle social junto ao poder público, ajudando nas políticas públicas, dividindo as responsabilidades e na concepção da saúde que queremos para a população. Quanto mais há diversidade, mais há pluralidade, mais o diálogo é enriquecido e este é o conceito que o Conselho Municipal de Saúde carrega”, observou o diretor municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

A lista completa com membros titulares e suplentes pode ser consultada no Jornal Oficial da Prefeitura, no link abaixo:
https://ecrie.com.br/home/_arq/41/imprensa/jornaloficial/2022/Jornal%20Oficial%20Ed%20-%201242%20-%2008.09.2022..pdf

WhatsApp Image 2022-09-22 at 15.44.20 (2) WhatsApp Image 2022-09-22 at 15.44.20 (1)