Prefeitura programa instalação de iluminação led em mais de cinco mil pontos de São João

Luminárias amarelas, que consomem maior quantidade de energia e oferecem menor sensação de segurança, estão ficando no passado em São João da Boa Vista. Até o momento, desde o início dos serviços de retirada de luminárias antigas, a Prefeitura registrou a instalação de mais de 50% de iluminação led na cidade.

Segundo o Departamento de Gestão e Planejamento Urbano, a próxima etapa, que está em fase de licitação, prevê a instalação de luminárias led em cinco mil pontos de São João.

“A gente está usando recurso de R$ 5 milhões que a Prefeitura pediu ao Banco do Brasil para fazer esses cinco mil pontos. O planejado é iniciar pela região central, onde ficaram alguns pontos vazios dos programas de eficiência energética”, afirma o engenheiro Julio Luís de Almeida Lino, diretor de Planejamento.

Assim que concluir os trabalhos nas vias públicas do Centro, o cronograma seguirá para a zona sul da cidade, em bairros como Jardim Ipê, Lucas Teixeira, Parque dos Resedás e adjacências.

A região do Pratinha integra a etapa seguinte, com a instalação de luminárias led no Jardim Guanabara, Vila Valentim, Jardim Yolanda, Jardim Del Plata e Recanto dos Pássaros. Responsável pela pasta que fiscaliza os serviços, Julio destaca que a terceira fase envolve a retirada de luminárias antigas em bairros das imediações do Colinas da Mantiqueira.

“A troca de iluminação de sódio para led tem essa qualidade de eficiência energética, mas o principal ponto que todo mundo pede é essa melhoria de segurança. A gente priorizou as áreas abertas e deixou os condomínios fechados porque eles já têm um sistema de segurança próprio”, explica o engenheiro.

Os serviços devem começar tão logo termine o processo licitatório para definição da empresa contratada pela Prefeitura.