Infosiga mostra a importância da alça viária na preservação de vidas

Começaram, no mês de setembro, as obras da alça viária da Unesp. Orçada em quase R$ 39 milhões e com expectativa de geração de 750 empregos diretos e indiretos, o empreendimento chama a atenção pela importância estratégica e pelo impacto positivo que vai gerar para os sanjoanenses e também para os motoristas que passam pela SP-342, num trecho importantíssimo para o escoamento de cargas, principalmente as oriundas da produção rural.

“É uma obra que teve o projeto indeferido no passado. Agora, em razão de nosso esforço junto ao Governo do Estado, tem seu início para resolver a uma importante demanda da população. É bom ressaltar a participação decisiva do governador Rodrigo Garcia e de nosso deputado federal Geninho Zuliani que, de forma decisiva, atenderam ao nosso pedido para garantir a segurança do trânsito da região através dessa obra”, disse a prefeita Teresinha.

ESTATÍSTICAS
No ano passado, a OMS (Organização Mundial de Saúde) deu início à campanha intitulada “Década de Ação Pela Segurança no Trânsito”. A iniciativa visa diminuir, em 50%, as mortes e lesões no trânsito, até 2030. Dentro deste propósito, estão previstas recomendações aos gestores públicos para que invistam em obras que reduzam acidentes, principalmente em trechos movimentados das estradas, como é o caso da SP-342, na região de São João da Boa Vista.

Dados do Infosiga, sistema que monitora acidentes de trânsito para o governo paulista, mostram que, entre 2015 e 2022, foram 39 as vítimas fatais nestas ocorrências nas estradas do perímetro de São João.

Já os acidentes que não ocasionaram mortes somam 247, somente de 2019 para cá. Neste apanhado estão 72 colisões entre veículos, 48 choques (quando o veículo atinge um obstáculo imóvel) e quatro atropelamentos. Há, ainda, 123 acidentes provocados por outros motivos (derrapagens e falhas mecânicas, por exemplo). “Considerando estes números, buscamos soluções junto ao Governo, à Artesp e à Renovias, mostrando a importância da alça viária. Conseguimos, então, a liberação do projeto, que é essencial para a segurança no trânsito rodoviário de São João e região e também do acesso dos moradores da parte alta da cidade, numa região que tem mais de 40 mil habitantes, e dos estudantes que passam por ali todos os dias. O principal, porém, é a preservação de vidas. Uma obra desta magnitude oferece segurança viária para muitos chefes de família, que trabalham e passam por ali todos os dias”, relembrou Teresinha.

Os dados são públicos, foram atualizados em 26 de setembro e podem ser consultados no site do Infosiga.