Atletas de 15 países participam da Ultramaratona com largada em São João

A largada da 16ª Ultramaratona (Brazil 135 – Cup 2020), evento tradicional de janeiro, está programada para quinta-feira, dia 16, às 10h, em frente ao centro universitário Unifae (Bairro Santo André), em São João da Boa Vista.

Considerada uma das provas mais difíceis do país, com 217 quilômetros, a Ultramaratona inclui a presença de 265 atletas de 15 países.

A disputa envolve competidores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, México, Portugal, Ilhas Cayman, Japão, França, Espanha, Ucrânia, Islândia, Itália e Índia.

De acordo com a direção da prova, nesta edição, a competição conta com 123 atletas (solo) no percurso de 217 quilômetros até Paraisópolis, 71 atletas (solo) até Borda da Mata (135 quilômetros), 16 atletas (solo) no percurso de 33 quilômetros até Águas da Prata, 14 duplas, 7 quartetos e 8 atletas na categoria Kids.

Com apoio da Prefeitura de São João (Departamento de Esportes), a competição é organizada pela Brazil 135 -- empresa dirigida pelo empresário Mário Lacerda.

Após a largada em São João, em frente ao Unifae, nas imediações do Centro de Integração Comunitária (CIC), os atletas se deslocam até a Estrada Serra da Paulista.

De lá, eles seguem para Águas da Prata, outra cidade paulista.  Depois da Estância Hidromineral, ainda no Estado de São Paulo, os competidores partem para os municípios mineiros de Andradas, Serra dos Limas, Barra, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Consolação e Paraisópolis.

A previsão é de que a chegada acontece no sábado. Conforme consta no regulamento, os vencedores não recebem nenhum tipo de troféu ou premiação em dinheiro. Apenas são fornecidas medalhas e camisetas aos finalistas de todas as categorias.

Congresso técnico

No dia anterior à largada, quarta-feira, 15 de janeiro, acontece o congresso técnico no centro universitário Unifae. Na ocasião, os organizadores realizam os procedimentos de entrega de kits, conferência das inscrições e pesagem dos atletas.

Sanjoanenses

Este ano, 12 atletas de São João representam a cidade na Ultramaratona. Os inscritos são Aparecida de Fátima Sabiá, Gervaci Rodrigues Filho, Josué Martins, Jessica da Silva Ramos, Renan Rocha Campos, Rosângela Mourão, Alaudio Ferraz Neto, Carolina Gomes, Guilherme Rodrigues, José Aparecido de Souza, Richard Belmar Latanza, Rubens Peres Franco, Naor Falda Junior e Reginaldo Rodrigues.

Outras informações: www.brazil135.com.br

Ultramaratona 2020 Ultramaratona 2020