Ranking coloca São João à frente de todas as capitais no quesito Educação

Uma das aferições mais respeitadas no ramo de pesquisas sobre gestão pública acaba de colocar São João da Boa Vista na 40ª posição, entre todos os 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, e na 28ª, com relação ao mesmo parâmetro da região Sudeste. Organizado pelo CLP (Centro de Lideranças Públicas) o Ranking de Competitividade dos Municípios levantou dados sobre 65 indicadores, subdivididos em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Esta foi a terceira edição do levantamento que é considerado uma extensão do Ranking de Competitividade dos Estados, que norteia ações públicas em todo o Brasil.

EDUCAÇÃO SUPERA TODAS AS CAPITAIS
De acordo com o estudo, desde o ano passado, quando a prefeita Teresinha assumiu a gestão municipal, São João da Boa Vista subiu 14 posições no ranking geral. A pesquisa detalha as condições somente das cidades com mais de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Embora apareça em 40º lugar no quadro (posição estabelecida pela média geral), São João tem vertentes que figuram em situação ainda melhor.
No quesito “Acesso à Educação” a cidade está em 12º lugar. No que diz respeito à “Qualidade da Educação”, as ações sanjoanenses garantem a 21ª posição para a cidade. Nenhuma capital brasileira tem índices melhores no eixo educacional.

“Estes números servem como resposta a críticas infundadas que nossas escolas receberam. Quero parabenizar o Departamento Municipal de Educação e todos os servidores municipais, bem como as demais instituições de ensino público, em todos os níveis de escolaridade, pois sei que a educação é uma engrenagem movimentada em diversas fases. Em pouquíssimo tempo, estamos colhendo os frutos do empenho deste grande trabalho em equipe, que coloca São João em destaque”, afirmou a prefeita Teresinha que, na próxima quarta-feira (21), inaugura a nova EMEB Gastão Cardoso Michelazzo, no Recanto do Jaguari, com capacidade para 150 crianças. Nesta semana, Teresinha também vistoriou as obras da nova creche do Residencial Nova União, da expansão da EMEB José Inácio Diniz (no bairro Alegre) e da nova escola do Senai, que está em fase final de construção, ao lado da Cidade das Artes.

Outro destaque no segmento da educação foi o estabelecimento, no começo deste ano, do Cursinho Popular Sanjoanense, que dá oportunidade de estudo para alunos de baixa renda que tentam uma vaga nas universidades. Esta iniciativa tem o apoio da Unifae, do Instituto Federal, da Unesp e da Academia de Letras, o que mostra o alto nível do planejamento nas parcerias fomentadas pela Prefeitura.

Os números do Ranking denotam não apenas a qualidade da estrutura escolar em São João, mas também enaltecem outras atividades da Prefeitura e de órgãos importantes para a estrutura local. No quesito “Saneamento”, a cidade aparece em 38º lugar no ranking, posição oportuna nesta ocasião em que a Sabesp acaba de anunciar quase R$ 9 milhões em recursos para a construção de uma estação de tratamento de lodo no município.

Quanto à estrutura de telecomunicações, São João é a 45ª, enquanto na inserção econômica, é a 59ª.

NA REGIÃO
No entorno de São João da Boa Vista, outras três cidades foram pesquisadas, por terem mais de 80 mil habitantes. A mineira Poços de Caldas ficou 77º lugar nas apurações. Seu saneamento é 55º no índice, enquanto suas telecomunicações estão em 14º e a inserção econômica é a 190ª.

Mogi Guaçu está na posição 108 do ranking geral. Saneamento (125º), telecomunicações (313º) e inserção econômica (132º) são índices em que os guaçuanos também estão abaixo dos sanjoanenses.

Já Mogi Mirim é a 108ª do ranking. Saneamento (108º), telecomunicações (218º) são índices nos quais aquele município está abaixo de São João. Na inserção econômica, Mogi Mirim está na 20ª posição.

Os resultados completos foram divulgados nesta semana e podem ser conferidos no link: https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/

WhatsApp Image 2022-09-16 at 09.59.24 (1) WhatsApp Image 2022-09-16 at 09.59.24