Prefeitura adquire equipamentos de informática para toda a rede municipal

A Prefeitura de São João da Boa Vista começou a distribuir na terça-feira, 15 de dezembro, 500 chromebooks e 500 notebooks adquiridos com recursos próprios para equipar todas as 34 escolas da rede municipal.

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho acompanhou pessoalmente parte da operação de distribuição. Uma das visitas ocorreu na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Antonio dos Santos Cabral, localizada no Parque dos Resedás.

“Nós estamos dotando todas as escolas com chromebooks e notebooks, já visando as aulas do ano que vem. Em caso de não voltar as aulas presenciais [por causa da pandemia], os equipamentos vão facilitar as atividades para os professores darem aula a distância”, disse o prefeito Vanderlei.

A diretora do Departamento de Educação, Maria Helena Angelini Santana, afirmou que os computadores estão sendo direcionados ao ensino fundamental (1º ao 5º ano) para serem utilizados como laboratórios móveis. A proposta é facilitar o desenvolvimento das atividades.

“Os materiais serão levados em um carrinho para a sala de aula, sem a necessidade de deslocamento para os laboratórios de informática. Com os chromebooks, será possível atender todos os alunos de uma só vez, porque o carrinho irá de classe em classe”, explicou a diretora.

Responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação (TI), o diretor Luiz Carlos Zambon disse que “cada escola está recebendo, ao todo, 26 chromebooks e de acordo com a quantidade de professores vão ser entregues os notebooks”.

Livro digital

Além dos chromebooks e notebooks, a Prefeitura está fornecendo o material didático curricular “Inventura”, que é um recurso do Programa de Educação 4.0 do Brasil, em formato de livro, que ajuda os alunos do ensino fundamental no uso de novas habilidades, criatividade, raciocínio lógico, comunicação e trabalho e trabalho em equipe

De acordo com a assistente pedagógica Elisabeth Massuia da Costa Cruz, o programa busca inserir os estudantes no mundo digital, utilizando como ponto de partida a linguagem de programação.

“Os professores dos 4º e 5º anos e os monitores de informática da rede, receberão capacitação para trabalhar com o material nas aulas, utilizando o laboratório móvel e o BBC micro:bit [ uma pequena placa de programação que inspira a criatividade digital], que vem junto com livro dos estudantes”, destacou.

A cada aula as crianças poderão programar os recursos para que sejam executadas diferentes funções: escrita do nome, jogos digitais, entre outras atividades de programação de forma lúdica e divertida.

IMG_6742 IMG_6751 IMG_6757 IMG_6761 IMG_6790 Inventura - Programa 4.0 Equipamentos