Inaugurada a nova escola do Parque dos Resedás

A Prefeitura de São João da Boa Vista inaugurou na tarde desta terça-feira, 22 de dezembro, a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Antônio dos Santos Cabral, localizada no Parque dos Resedás II.

Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, o evento foi realizado de forma restrita a poucos convidados para evitar aglomeração.

Com capacidade para 750 alunos, distribuídos nos ensinos infantil e fundamental, a EMEB Antônio dos Santos Cabral está em funcionamento há 1 ano, desde que concluída a construção. É a sétima escola entregue pela administração do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, ao longo de 8 anos de mandato.

“E a oitava, é uma creche para 150 crianças que estamos construindo no bairro Recanto do Jaguari, inclusive, deixando recursos para a construção. Evoluímos 6.9 no IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Educação]. Isso é trabalho de professores, diretores e todos os funcionários do Departamento de Educação”, avaliou Vanderlei.

Uma das 34 unidades escolares da Prefeitura, a história da escola Antônio dos Santos Cabral teve início em 1949, sendo o terceiro grupo escolar mais antigo de São João. Em décadas passadas, a unidade chegou a funcionar em dois endereços da Avenida João Osório, Vila Conrado. Agora, as novas instalações se concentram na rua Alfeu Doval, 290, na segunda etapa do Parque dos Resedás, zona sul da cidade.

Com direção da professora Onilia da Penha Barreiro Stefani, ao todo, o prédio tem 3.228, 08 m². A infraestrutura fornecida conta com 12 salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, mini auditório e um ginásio poliesportivo de 785 m².

“Quero agradecer a todos pela colaboração e pedir a Deus que o trabalho continue para que a cidade cresça cada vez mais”, finalizou Maria Helena Angelini Santana, diretora municipal de Educação.

Patrono

Patrono da escola, Antônio dos Santos Cabral nasceu em São João da Boa Vista, na data de 31 de janeiro de 1844. Era filho de José Cabral de Vasconcellos e Ana Leopoldina dos Santos Malheiros. Foi casado com Maria da Glória Cabral Vasconcellos, com quem teve 25 filhos.

Após frequentar o curso primário em São João, concluiu os estudos na capital paulista, onde se dedicou ao ramo agrícola. Como profissional, exerceu suas atividades na Fazenda Santa Rita das Areias, com a criação de gado e lavoura de cana de açúcar. Antônio morreu em São João, no dia 18 de fevereiro de 1945.

Antônio dos Santos Cabral Descerramento da placa Equipe IMG_6816 IMG_6920 IMG_6928 IMG_6936 IMG_6946 Placa EMEB Antonio dos Santos Cabral Prédio