Educação retoma atividades para 7 mil alunos no modelo a distância

As aulas nas 34 escolas municipais de São João da Boa Vista permanecem suspensas por tempo indeterminado, em virtude da pandemia da Covid-19, mas, aos poucos, o Departamento de Educação começa a retomar a grade curricular, com atividades no modelo a distância, para atender os 7 mil alunos matriculados.

“Ninguém está voltando para as escolas. Vai ser um trabalho a distância. Esse é um momento de fazermos essa interação entre professor e aluno”, enfatiza Maria Helena Angelini Santana, diretora de Educação.

Nesta segunda-feira, 4 de maio, os cerca de 500 profissionais, entre professores e gestores, começaram a planejar e definir de forma online a estratégia de utilização das ferramentas digitais e materiais impressos que serão disponibilizados para crianças dos ensinos infantil (creche e pré-escola) e fundamental (1º ao 5º ano).

“O objetivo destas atividades remotas, neste período de pandemia, é fortalecer o vínculo entre os professores, alunos e família e criar uma rotina de estudo enquanto estiverem afastados da escola. São medidas que visam amenizar os prejuízos causados pelo afastamento dos alunos ao convívio escolar”, explica Maria Helena.

A proposta do cronograma remoto é fazer com que os alunos façam as revisões e prossigam aprendendo as lições do ano letivo. O conteúdo será aplicado de acordo com a faixa etária de cada turma, a partir de segunda-feira, dia 11 de maio.

“As atividades serão enviadas às famílias para que elas trabalhem com as crianças, e deverão ser devolvidas para um registro dessas atividades. A gente vai ter esse controle em relação a presença das crianças através da devolutiva aos professores”, diz a assistente pedagógica Renata Damasceno Borba, sobre a participação dos alunos em casa.

Apostilas

O governo estadual liberou em torno de 7 mil apostilas com questões para os alunos de São João. Para ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem, as crianças e familiares ainda terão acesso a um aplicativo gratuito fornecido pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

“A nossa preocupação é com o ciclo de alfabetização e voltar aquele vínculo entre criança e professor. As atividades são para as crianças recordarem os jogos de palavras, tipos de sons, escrever novamente. Os terceiros, quartos e quintos anos vão fazer leituras com a retomada de conteúdo. Os pais ou responsáveis precisam estar presentes para ajudarem a reorganizar a rotina de estudos”, pontua Elisabeth Massuia da Costa Cruz.

Distribuição

Para respeitar o isolamento social e evitar a transmissão do novo coronavírus, a distribuição das apostilas será realizada de forma segura, obedecendo a um protocolo sanitário e horário para retirada.

Na zona rural, alunos com dificuldade de internet ou com transporte escolar irão receber os materiais impressos em suas residências, bem como outras orientações para que tenham acesso a todo o conteúdo.

“As aulas presenciais continuam suspensas e, diante disso, o Departamento de Educação prossegue trabalhando para que todas as providências legais sejam tomadas no intuito de atender o direito de ensino a todos os alunos do município”, finaliza Maria Helena.