Departamento de Desenvolvimento Econômico conquista grandes resultados e retoma economia de 2021 e 2022

O Departamento de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São João da Boa Vista encerrou 2021 com grandes conquistas, trazendo ótimos resultados na retomada da economia da cidade, após diversos meses de dificuldades por conta da pandemia.

De acordo com Osires Colosso, diretor da pasta, houve reestruturação de todo o departamento, com a criação e organização de setores que, em breve, estarão em nova sede, ao lado do Paço Municipal, com espaço mais amplo e estrutura de atendimento mais acessível e humanizado.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento foi reformulado, além da criação do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda. Entre os números de 2021, estão:

- Posto de Atendimento ao Trabalhador = 18.280 intermediações de mão de obra, com mais de 800 empregos conquistados e média de 100 vagas postadas diariamente no site Emprega São João (lançado em agosto);

- 30 vagas de qualificação do Programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, com mais de 15, ao final, conquistando seu emprego;

- 275 vagas de qualificação no programa Novotec Expresso, com auxílio de R$ 600;

- 20 vagas de qualificação Via Rápida, com auxílio de R$ 220;

- 40 vagas do Bolsa Trabalho, com auxílio de R$ 535 durante cinco meses;

- 80 vagas no Bolsa Trabalho Empreendedor, com auxílio de R$ 1000;

- 4.000 bolsas de estudos para formação em 17 cursos técnicos.

- Recuperação de mais de 30% da inadimplência do Banco do Povo Paulista, com mais de 30 créditos realizados, no valor de mais de R$ 500 mil;

- Mais de 1500 novas empresas instaladas na cidade.

O Departamento também realizou reuniões com setores do comércio e da indústria para a formação do programa Minha Chance, formando profissionais no mercado de trabalho com foco na necessidade.

A Sala do Empreendedor e o Sebrae Aqui são as grandes novidades para 2022, com a reestruturação de toda equipe para que os procedimentos fiquem mais desburocratizados. “Tivemos treinamentos sobre novas leis e formas de trabalho, através de parcerias com o Sebrae”, explica Colosso.

No Distrito Industrial, reestruturação, investimentos e transparência nos lotes e dos dados das empresas de todas as etapas; investimento na infraestrutura e na segurança; desburocratização no processo de cadastro de interesse em lotes; e a abertura do processo de solução da Etapa 5.

Entre os eventos, foram realizados a I Semana do Empreendedorismo Feminino; o workshop de projetos na área de criança e adolescente, com palestra do Condeca; e Seminário do Terceiro Setor na Gestão Pública e no Empreendedorismo.