São João da Boa Vista está de volta ao Circuito Sesc de Artes

Depois de três anos, São João da Boa Vista volta a estar na programação do Circuito Sesc de Artes. Por conta da pandemia, o evento será realizado em formato digital, em parceria com 157 municípios do Estado de São Paulo.

O Circuito Sesc de Artes – Praças Digitais acontece de 8 a 19 de setembro, com programação totalmente on-line e gratuita, envolvendo mais de mil artistas e gestores culturais em mais de 250 atividades dedicadas às artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias, além de conteúdos sobre história e memória das localidades que integram esta edição, gastronomia e turismo.

Em sua 12ª edição, o Circuito Sesc de Artes conta com a participação de profissionais, instituições, grupos e artistas que atuam nacionalmente, muitos deles nascidos nas cidades envolvidas nos projetos.

Realizado desde 2008, o evento ocorre em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, e tem como objetivo estimular a circulação e a difusão de trabalhos artísticos em cidades onde as unidades do Sesc não estão presentes.

ABERTURA – Nesta quarta-feira (1º de setembro), às 14 horas, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, recebe a imprensa para o lançamento do Circuito, pela plataforma Zoom. O evento também contará com Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

No mesmo dia também haverá a abertura do ciclo “Diálogos sobre Gestão Cultural”, que acontece entre os dias 1 e 4 de setembro, com quatro encontros que abordam a gestão pública da cultura, políticas culturais e tecnologias digitais.

A ação promoverá a capacitação gratuita de gestores e profissionais da Cultura que atuam nas esferas pública, privada e no terceiro setor de todos os municípios envolvidos no evento.

Confira a programação:

- 1/9 – 16h – Cultura para transformar (Bianca Santana e Guilherme Varella)

Os impactos da crise e de que forma a cultura pode apoiar na compreensão do cenário

atual, bem como ajudar nas adversidades contemporâneas.

- 2/9 – 16h – Gestão Cultural em Tempos de Crise (Isaura Botelho e Silvana Meireles)

Desafios das políticas públicas de cultura diante da crise e os impactos da pandemia na Gestão Cultural.

- 3/9 – 16h – Atividades Culturais e o Impacto Digital (Thiago Carrapatoso e Tiaraju Pablo D`Andrea)

As tecnologias digitais e as possibilidades de ação cultural; A programação cultural on-line e os novos públicos; Políticas Culturais e Tecnologias Digitais.

- 4/9 – 16h – Reflexões sobre a Lei Aldir Blanc e Plano Nacional de Cultura (Com Ana Paula do Val e Maria Carolina Oliveira)

Os impactos da Lei Emergencial da Cultura nos municípios brasileiros e desafios para a implantação da legislação nos municípios.