Reformado, Centro Cultural Pagu terá memorial

Espaço público frequentado há 30 anos por leitores, estudantes e pesquisadores, o Centro Cultural Pagu está reformado e pronto para ser liberado à população de São João da Boa Vista.

Sala de leitura, sede do Arquivo Municipal, Casa do Artesão e o Memorial Pagu integram o complexo oferecido pela Prefeitura.

A novidade é o memorial para descrever parte da trajetória de vida de Patrícia Rehder Galvão (Pagu). Com a preparação do espaço, fotos, livros e documentos raros ficarão disponíveis para observação, sob a curadoria do médico e historiador Rodrigo Rossi Falconi.

“Olha, o doutor Rodrigo está fazendo um levantamento e já conseguiu mais de 40 livros que falam da Pagu. Um dado interessante é que esse ano, ela completaria 110 anos de vida”, explica o diretor de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho.

Sanjoanense nascida em 9 de junho de 1910, Pagu foi jornalista, escritora e militante política. Reconhecida nacionalmente, ela morreu em Santos, em 1962. Após 27 de sua morte, no ano de 1989, a filha ilustre de São João foi homenageada na cidade onde nasceu.

Na época, o imóvel de número 44, edificado na rua Benedito Araújo, área central da cidade, passou a ser identificado como Centro Cultural Pagu, na gestão do prefeito Gastão Cardoso Michelazzo.

Decorridas três décadas da inauguração, o prédio precisou de uma grande reforma. As obras tiveram início no segundo semestre de 2019, com os trabalhos executados por meio de recursos da Prefeitura e verba proveniente de emenda parlamentar de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP).

Supervisionadas pelo Departamento de Gestão e Planejamento Urbano, as mudanças envolveram adequações que obedecem a todas as normas de acessibilidade, incluindo a instalação de um elevador, sanitários adaptados e rampas.

Os pisos superiores do prédio estão reservados para a sede do Arquivo Municipal Matildes Rezende Lopes Salomão. A repartição conta com um rico acervo de documentos atrelados à história de São João.

Na parte térrea, está o espaço para a Casa do Artesão. Assim que retornar ao funcionamento na rua Benedito Araújo, o local contará com a participação de 15 artesãs, que trabalham em sistema de rodízio em dois períodos.

Biblioteca Municipal

Uma das principais alterações no Centro Cultural Pagu envolve o acervo de 33 mil livros que não fará mais parte do complexo porque a Biblioteca Municipal Jaçanã Altair se transferiu para a Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia, situada à rua Santo Antonio, 632, bairro São Benedito.

“A pessoa pode ir lá, retirar os livros e dentro dos prazos devolver e retirar outros se ela quiser”, garante o diretor Hélio Fonseca Filho.

DSC_0206 DSC_0209 DSC_0211 DSC_0213 DSC_0216 DSC_0218 IMG_5369 IMG_5374 IMG_5378 PAGU