Museu restaura 30 quadros com imagens de figuras públicas

Trinta quadros, recém-restaurados por especialistas, que exibem imagens de figuras públicas de São João da Boa Vista, assim como retratos de personalidades nacionais históricas, voltam a ser destaques nas paredes do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando Salles de Oliveira.

Segundo o Departamento de Cultura, as relíquias, todas provenientes por meio de doações, estavam guardadas há tempos em local específico do museu, antes do processo de restauração.

Os quadros mostram imagens de personalidades como os ex-presidentes da República Marechal Deodoro da Fonseca, Marechal Floriano Peixoto, Prudente de Moraes, Campos Salles, Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha, Washington Luís, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. 

Rostos dos ex-governadores de São Paulo Jorge Tibiriçá e Albuquerque Lins, mais o ex-governador mineiro Francisco Salles integram o acervo.

Também estão expostas para visitas figuras do Imperador do Brasil Dom Pedro I, patriarca da Independência José Bonifácio, deputado e ministro Sampaio Vidal, chanceler brasileiro Barão do Rio Branco e tabelião Francisco Pereira Machado.

Quadros com fotos do ex-prefeito José Procópio de Andrade Júnior, fazendeiros Joaquim José de Oliveira, José Procópio de Azevedo Sobrinho e Dona Ana Oliveira, e o farmacêutico José Pires de Aguiar integram a exposição permanente. 

De acordo com a coordenação, as obras, assim como todo o acervo de 10 mil peças do museu, poderão ser visitadas assim que o prédio rosado da Praça Armando Salles for reaberto ao público, pós-pandemia motivada pelo novo coronavírus. 

“A exposição permanente dessas obras serve para uma ainda maior valorização da cultura e da memória de nossa cidade. É uma oportunidade a mais para que a população conheça, em retratos pintados, algumas das grandes personalidades da história do Brasil, do Estado de São Paulo e de São João, as quais muitas vezes não se conhece o perfil físico delas, mas somente seus nomes e suas ações”, finaliza o diretor do Departamento de Cultura em exercício, Carlos Augusto Castilho.

Acervo do museu

O acervo do museu engloba mais de 10 mil peças. Dentre as relíquias há peças que pertenceram a personalidades sanjoanenses como o escultor Fernando Furlanetto e a pianista Guiomar Novaes.

Fotografias, roupas, documentos, artefatos de história natural, móveis e equipamentos antigos, objetos da Revolução de 1932, decoração de época, moedas de países, além de imagens aéreas de São João estão disponíveis para observação.  

DSC_0147 DSC_0151 DSC_0162 DSC_0165 DSC_0167 DSC_0189 DSC_0202 DSC_0217