Circuito SESC de Artes traz diversas atrações gratuitas para praças e parques

De 12 a 28 de agosto, acontece o Circuito Sesc de Artes, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

De 12 a 14 de agosto, respectivamente, as cidades de Lucélia, Osvaldo Cruz e Teodoro Sampaio irão receber um dos roteiros do projeto. Na semana seguinte, o comboio de atrações se apresenta em São João da Boa Vista no dia 20 (sábado) a partir das 16h na Praça Cel. Joaquim José. O Circuito é gratuito e livre para todas as idades.

Nos próximos dias o comboio percorre Caconde (19 de agosto) e Mococa (21 de agosto). Americana (26 de agosto), Itapira (27 de agosto) e Mogi Mirim (28 de agosto) encerram o circuito desse roteiro.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências. Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro

Em artes visuais, o Ateliê Libélula & Sarau Comics (SP) faz um ateliê aberto e convida à criação de fanzines na oficina “Grafiqueta Zine - Ateliê de Criação de Fanzines”. A ideia é que o público tenha contato com opções de comunicação e expressão artística e seja estimulado a experimentar dentro desse universo.

Já que a ideia do Circuito Sesc de Artes é ocupar as ruas, circo e hip hop são presenças necessárias. E o público terá isso. O Circo Dux (RJ) traz o espetáculo “Mix Dux”, em que Palito e Lucas desafiam as leis humanas, jogando facas, torcendo corpos e fazendo música com panelas e outros objetos inusitados, sempre com muito humor e palhaçada. Dinâmica, a apresentação reúne técnicas como acrobacia, malabarismo e ilusionismo, levando o público a uma viagem pelos universos do circo e do teatro.

Artistas do grupo mineiro BeHoppers promovem o resgate do lindy hop, estilo de dança nascido nos EUA, nos anos 1920, considerado uma mistura de breakaway, charleston e sapateado. Após uma apresentação, o grupo convida a plateia a participar de uma animada aula aberta guiada por professores e dançarinos.

Em “Histórias para Guardar na Memória”, o Coletivo Brotando em Mim (SP) traz livros e histórias que permitem conhecer e experienciar aventuras, alegrias, medos e até tristezas. O grupo apresenta uma seleção diversa de obras para todas as idades, inclusive bebês, contribuindo para que o público entre em contato com as suas emoções para criar suas próprias memórias.

A cantora e compositora paulistana Drik Barbosa, junto com a sua banda, apresenta as faixas do seu disco de estreia, que leva seu nome. As músicas partem do rap e transitam pelo pop, passando pelo R&B, pelo funk e pelo pagode, com letras criadas a partir de vivências que falam sobre o empoderamento feminino e a negritude.

A programação também traz um espetáculo de teatro apresentado pelo O Bonde, coletivo de São Paulo. “Quando eu morrer vou contar tudo a Deus” é baseado numa história real. O espetáculo acompanha Abou, um menino africano que foi encontrado dentro de uma mala tentando entrar no continente europeu. Ao som de tambores e violão, atores-narradores apresentam a trajetória do pequeno refugiado que enfrentou dificuldades com criatividade, imaginação e coragem.

Toda a programação para São João, com endereços e horários, pode ser acessada no site do evento https://circuito.sescsp.org.br/cidades/sao-joao-da-boa-vista/.

Circuito Sesc de Artes 2022 - De 12 a 28 de agosto

Em São João da Boa Vista - Dia 20 de agosto