Acervo com centenas de discos de vinil é recuperado pelo Departamento de Cultura

Um grande acervo musical foi recuperado pela equipe do Departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Boa Vista. O material, com aproximadamente 700 discos antigos de goma-laca e vinil, reúne diversas coleções e estavam no barracão da antiga empresa Sanbra.

A coleção é parte da antiga Rádio Difusora (atualmente Piratininga AM), que funcionava nos altos da torre sineira da Igreja Catedral. Também reúne itens que estavam depositados no Museu Histórico e Pedagógico Doutor Armando Salles De Oliveira. “São doações feitas por pessoas que já não tinham mais o gramofone para reproduzi-los”, comenta o presidente da Comissão do Arquivo Histórico e do Museu Histórico e Pedagógico, Antonio Carlos Lorette.

Os discos foram lavados e catalogados pelos funcionários e professores do Centro Educacional São João Batista, retornando ao Museu antes de serem transferidos para a Sanbra.

Uma parte também é da grande concentração de álbuns de música clássica por famosas orquestras, que provém da coleção do professor José Telles Guimarães, o qual ensinou piano na cidade de São Paulo por mais de meio século. “Ele foi comprando e recebendo doações de familiares e seus alunos. Antes de falecer, doou todos os discos para o Museu de Arte Sacra, que, mais tarde, foram transferidos para o Museu Histórico”, esclarece Lorette.

Reunindo vários momentos da história da música nacional e internacional, como óperas, tangos, maxixes e sambas, e de artistas como Carmem Miranda, Luiz Gonzaga e Roberto Carlos, os discos agora estão concentrados no Centro Cultural Pagu, onde estão sendo avaliados e catalogados para compor um setor específico no Arquivo Histórico da cidade.