Prédio histórico do Gabinete recebe pesquisadores

Desde a última terça (22), profissionais da BSP Arquitetos estão trabalhando no prédio do Gabinete da Prefeitura, no serviço de prospecção pictórica. A ação consiste na remoção de todas as sobrepinturas, até a camada em que se encontra a pintura original, para exploração artística e arquitetônica. “O trabalho mostra o nosso interesse pela preservação histórica dos bens tombados em São João da Boa Vista. É algo que deve ser feito com enorme cuidado e muita atenção, pois simboliza parte da vida de nosso município”, disse a prefeita Teresinha, que idealizou o projeto.

De acordo com a arquiteta Jéssica Lima, da empresa responsável pela análise, o objetivo deste minucioso processo é entender quantas camadas de tinta foram utilizadas durante toda a existência do edifício: “Tudo é feito através de pequenas raspagens, de 0,5 cm, na parede do imóvel. O aprofundamento pode chegar a 50 cm para investigar, também, quais tipos de pinturas e tons de cores foram utilizados na pintura original do prédio”, explicou.

Foram feitas análises de cada sala do espaço, pois durante os anos, foram aplicados diferentes tipos de tintas: “E não é somente nas paredes. As esquadrias, as portas, as janelas e os corrimãos também são analisados”, disse Vinicius Martins de Oliveira, arquiteto e mestre em preservação.

Os profissionais enfatizam que, além da prospecção, são elaborados relatórios ao Departamento de Engenharia e ao Condephic (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Cultural e Ambiental) para um possível restauro: “Nós produzimos as fichas com as análises e descrevemos um laudo. A partir deste documento, é apresentado um projeto de restauro”, finalizou Jéssica.

A HISTÓRIA DO IMÓVEL
O atual Gabinete do Poder Executivo foi, a princípio, projetado para ser a residência de Gabriel de Azevedo Junqueira. O imóvel, porém, não teve sua construção original terminada, em razão do falecimento de Olímpia, esposa do proprietário, em 1940. Em 1942, o então prefeito Henrique Cabral de Vasconcelos negociou a compra do imóvel pela Prefeitura. “Na época, não havia um gabinete exclusivo para o prefeito. Ele dividia espaço com a Câmara de Vereadores, no edifício número 204 da rua São João, onde, atualmente, funciona o Senac”, explicou o pesquisador Hediene Zara.

Com o sucesso da negociação, o Executivo ficou com o prédio que conta hoje com o gabinete do Executivo, além de um salão nobre para reuniões, três sacadas, oito salas para o funcionalismo, quatro banheiros, cozinha, uma despensa e estacionamento para 13 carros e 10 motocicletas.

Em 2021, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza deu início ao processo nº 5732, junto ao Condephic, para restauração dos vitrais e de diversos detalhes arquitetônicos, desde a construção original.

Um dos itens que tem auxiliado nas pesquisas é o livro “História que salta aos olhos”, publicado por Zara, com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural), graças a um edital de 2020 que permitiu que a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa financiasse a obra, que tem fotos antigas e atuais (produzidas pelo fotógrafo Nilton Queiroz). Os profissionais da BSP Arquitetos receberam exemplares das mãos do autor, que atualmente é diretor de Comunicação Social da Prefeitura: “O livro, com certeza, irá contribuir não só com a nossa profissão, como também na elaboração do laudo no qual estamos trabalhando. O livro é uma referência acadêmica credenciada para balizar os interesses de restauro e preservação deste e de outros imóveis”, observou o arquiteto Vinícius Oliveira.

IMG_0346 IMG_0373 IMG_0481 IMG_0455 IMG_0462 IMG_0526 IMG_0537