Críquete no ambiente escolar

O Departamento Municipal de Educação em parceria com o Departamento Municipal de Esportes iniciaram no dia 02 de junho o Projeto Críquete no ambiente escolar, com as oficinas sendo ministradas pelo professor Cassio José Silva Almeida. Entre as categorias de esportes apresentados na BNCC (BRASIL, 2017), estão os esportes de campo e taco que reúnem as modalidades que se caracterizam por rebater a bola lanc¸ada pelo adversa´rio o mais longe possi´vel, para tentar percorrer o maior nu´mero de vezes as bases ou a maior dista^ncia entre as bases, enquanto os defensores na~o recuperam o controle da bola, e, assim, somar pontos (cri´quete). González e Bracht (2012, p. 25) apresentam algumas características do esporte: “[...] Nesse tipo de esporte, as equipes atacam e defendem alternadamente, ou seja, cada equipe tem a sua vez de atacar e defender. Um ataque sempre começa quando um rebatedor consegue bater com um taco (ou outro instrumento) na bola arremessada pelo jogador adversário, tentando mandá-la o mais longe possível dentro do campo de jogo para atrasar a devolução da bola por parte da defesa e, então, percorrer a distância necessária para marcar pontos”. Esportes podem ser definidos como atividades físicas que visam equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física/mental. Além disso, é possível afirmar que os esportes são atividades sujeitas a regulamentos e que geralmente visam à competição entre os praticantes. No âmbito social, os esportes podem ser identificados como um fenômeno sociocultural, que envolve a prática de atividades físicas com caráter recreativo ou profissional. Tais atividades também podem contribuir para a formação, o desenvolvimento e a inclusão do indivíduo na sociedade. Além dos benefícios físicos para o corpo, estudos mostram que os esportes colaboram positivamente para saúde mental dos praticantes.