19 de Abril - "Dia do Índio"

É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 

  1. Conviver;
  2. Brincar;
  3. Participar;
  4. Explorar;
  5. Expressar;
  6. Conhecer-se.

A partir desses seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiência, como protagonista de seu desenvolvimento.

Esse é o maior objetivo do Projeto São João Mais Saber – Período Integral nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Educação.

Hoje, no dia 19 de Abril, em especial ao Dia do Índio, a Equipe do Período Integral enfatizou a valorização e o respeito da identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e cultura atual, com um show de conhecimento e atividades lúdicas com os alunos.

Dia do indio (2) Dia do indio (3) Dia do indio (4) Dia do indio (5) Dia do indio (6) Dia do indio (7) Dia do indio (8) Dia do indio (9) Dia do indio (10) Dia do indio (11) Dia do indio (12) Dia do indio (13) Dia do indio (14) Dia do indio (15) Dia do indio (16) Dia do indio (17) Dia do indio (18) Dia do indio (19) Dia do indio (20) Dia do indio (21) Dia do indio (22) Dia do indio (1) Dia do indio (23) Dia do indio (24) Dia do indio (25) Dia do indio (26)