Nova sinalização turística já está sendo implantada na cidade

Quem passou pelos principais pontos turísticos de São João da Boa Vista, nos últimos dias, percebeu a movimentação de operários que instalaram placas que sinalizam estes locais e contam um pouco de sua história. Ao todo, são 18 totens informativos nas imediações de locais de interesse público, como o Theatro Municipal, o Gabinete da Prefeitura, o Museu Histórico e Pedagógico, o Recinto de Exposições, os mirantes da Serra da Paulista, entre outros. “São João está recebendo a nova sinalização turística da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. A verba só foi possível porque nossa cidade tem o selo MIT (Município de Interesse Turístico) e, por isso, anualmente, recebemos recursos que devem ser aplicadas em infraestrutura turística”, comentou Rose Vasconcelos, diretora da Pasta. Os totens têm QR Code que encaminham o visitante para o site do Departamento de Turismo e também traduções em inglês e Braille, promovendo a acessibilidade.

“Além dos totens, há mais seis diretórios (painéis maiores, também fixados no solo), com mapas e resumos históricos das adjacências. Para que o trabalho fosse realizado, contamos com ampla pesquisa feita por jornalistas, historiadores e escritores locais, que nos forneceram dados relevantes e fotografias antigas e raras. O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) supervisionou toda essa atividade e os levantamentos históricos”, lembrou a prefeita Teresinha. Entre o final do ano passado e o começo de 2023, 44 placas de sinalização suspensa no trânsito já haviam sido instaladas. Elas fazem parte do mesmo projeto. “Em média, cada Município de Interesse Turístico de São Paulo recebe, por ano, R$ 600 mil. Todo este trabalho, inclusive a instalação terceirizada, é feita com esta verba”, explicou Rose. As ações também contemplam a construção de um grande portal na Serra da Paulista. A obra está em andamento.

INAUGURAÇÃO EM BREVE
A Prefeitura vai inaugurar também o CIT (Centro de Informações Turísticas), que vai funcionar da Estação das Artes. O espaço será um ponto de serviços que fará, entre outras coisas, a divulgação das opções de turismo e lazer da cidade, bem como dos eventos e dos estabelecimentos do setor, como os da gastronomia e da rede hoteleira.

A data da cerimônia será definida nos próximos dias.

IMG_4942 IMG_4948 WhatsApp Image 2023-03-01 at 16.46.33 WhatsApp Image 2023-03-01 at 16.45.59 IMG_4929 b