Saúde intensifica vacinação contra a febre amarela

A febre amarela sempre recebeu total atenção do Departamento de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista. Em todas as 14 Unidades Básicas que atendem à população, nunca faltou imunizante para esta patologia. Em razão de um caso ocorrido na vizinha cidade de Vargem Grande do Sul, o Governo do Estado emitiu um alerta, na última semana, requerendo ainda mais cuidado dos profissionais de Saúde da região.

“A vacina contra a febre amarela já faz parte do calendário de vacinação, grande parte da população já está protegida. Por conta deste caso, porém, vamos realizar a intensificação da vacinação de maneira seletiva, ou seja, vacinar quem ainda não tomou a dose do imunizante”, disse a prefeita Teresinha.

ZONA RURAL
A população pode ser vacinada em qualquer das UBS’s de São João, sendo que o Departamento de Saúde recomenda especial atenção aos moradores da zona rural, já que os principais vetores estão presentes nas áreas de mata.

SINTOMAS
No humano a Febre Amarela possui rápida evolução, com cerca de 10% dos casos, evoluindo para formas graves com icterícia (amarelão da pele), dor abdominal intensa, sangramentos em sistema digestivo (vômitos ou fezes com sangue), pele ou urina e falência renal. Por isso a importância de identificar a doença precocemente para realizar os cuidados médicos necessários.