Antigos documentos de imigrantes podem ser consultados online

Um dos acervos mais importantes da história de São João da Boa Vista está disponível no site da Prefeitura: trata-se da coleção de antigos registros de estrangeiros, que prestaram depoimento à Polícia Civil, entre 1939 e 1942.

“São 1096 documentos digitalizados que contam a história dos imigrantes que passaram pela cidade. Existem páginas sobre italianos, portugueses, espanhóis, libaneses e outros tantos personagens que chegaram a São João e contribuíram com a história da cidade”, explicou a prefeita Teresinha.

Estes documentos servem, além de elemento de pesquisa e de resgate da memória local, como provas para processos de reconhecimento de cidadania em muitos países. Há ítalo-brasileiros, por exemplo, que conseguiram o registro de dupla cidadania graças aos documentos, cujos originais estão preservados no Arquivo Municipal Público e Histórico Matildes Rezende Lopes Salomão.

As raridades podem ser consultadas no link abaixo, que também contém as explicações para download e melhor compreensão das antigas páginas.