Estatísticas mostram aumento de mais de 40% na abertura de CNPJs

O Departamento de Desenvolvimento Econômico de São João da Boa Vista está apresentando índices positivos em relação à abertura de empresas nos últimos dois anos. O trabalho da Sala do Empreendedor está contribuindo significativamente com os resultados. De acordo com a Pasta, em 31 de dezembro de 2020, havia um total de 10.210 empresas abertas. Já em dezembro de 2022, a soma alcançou 14.452 CNPJs na cidade: um aumento de 41,55% no período da atual gestão municipal.

Um gráfico feito pela equipe do Departamento de Desenvolvimento Econômico mostra a evolução dos últimos tempos: em 2018 foram 677 CNPJs abertos; em 2019, 1587; no ano de 2020, foram 1437 cadastros de pessoa jurídica; já o ano de 2021 terminou com 2039 aberturas e, no ano passado, foram 2202.

DESBUROCRATIZAÇÃO
“A desburocratização é uma importante ferramenta para estimular o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico de uma região, pois torna o processo de abertura de empresas mais rápido e simplificado. Com isso, mais pessoas são encorajadas a empreender, gerando mais empregos e renda para a população. Assim tem sido nossa gestão, tanto na concentração de serviços rápidos no Departamento de Desenvolvimento Econômico, desde a transferência do setor para o prédio da praça da Catedral (antigo edifício do Banco do Brasil). Ali há vários serviços concentrados, inclusive com auxílio a quem procura empregos”, disse Teresinha, que também valorizou o advento do site Emprega São João, que divulga as vagas diariamente e coloca empregadores em contato com seus futuros funcionários.

“É importante destacar que esse crescimento não ocorre apenas por conta da desburocratização, mas também é resultado de outras políticas públicas adotadas pela gestão da prefeita Teresinha, programas de capacitação para empreendedores e parcerias com entidades do setor privado”, comentou Osires Colosso, diretor da Pasta.

“É muito positivo saber que o desenvolvimento do empreendedorismo está sendo estimulado em São João da Boa Vista, com essa tendência estamos trazendo benefícios para toda a população”, comentou a Prefeita Teresinha.

WhatsApp Image 2023-03-06 at 16.20.51