Caged aponta 14 mil empregos em São João, desde janeiro de 2021

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, é uma referência nacional nas estatísticas sobre a situação dos trabalhadores. Seus mecanismos servem de base para estudos acadêmicos que norteiam importantes pesquisas e, consequentemente, estes números refletem a importância das ações de governantes, em diferentes esferas de poder.

Nesta semana, o Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico levantou, junto ao Caged, os números de trabalhadores que conseguiram empregos registrados, desde 1º de janeiro de 2021 (data em que a prefeita Teresinha assumiu seu mandato). Ao todo, foram 14.784 profissionais que tiveram carteira assinada até o último dia 11 de agosto.

“Outro número importante é o de empresas abertas e foi obtido em nosso banco de dados da Sala do Empreendedor. Neste aspecto, o que se leva em consideração são todos os CNPJs oficializados entre janeiro de 2021 e julho de 2022: foram 2.678 ingressos no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, desde os MEIs (Microempreendedores individuais) até as indústrias”, explicou Osires Colosso Filho, diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico.

Um dos motivos da alta de CNPJs é a recente prática do empresariado que, para não formalizar contratos pessoais de trabalho mediante mão-de-obra direta, orienta os interessados em oportunidades para que façam cadastro como MEI.