Hoje tem oficina de projetos culturais na Estação das Artes

O Departamento de Cultura, em parceria com o Pontos Mis, promove a oficina “Como Desenvolver o Seu Projeto Começando pelo Roteiro”, com a Roteirista Giuliana Monteiro. A oficina acontece no dia 15 (quinta-feira) no Teatro Prof.º Antônio Cândido, na Estação das Artes, localizada na Praça Rui Barbosa, número 41, das 18h às 22h.


Com entrada gratuita, a oficina tem o objetivo de trabalhar e discutir através de conceitos e exposição de diferentes processos de criação, os elementos fundamentais para a elaboração de um roteiro cinematográfico de ficção. A partir destas definições, serão trabalhadas as diferenças entre um roteiro cinematográfico versus uma peça de teatro, assim como roteiros para séries de televisão versus roteiros para games e novas mídias como, por exemplo, a realidade virtual.


Será introduzido o processo de escrita levando em consideração aspectos importantes da linguagem cinematográfica como o desenvolvimento dos personagens, estrutura dramática, o tempo da ação e o espaço por onde a narrativa se desenvolve.


Os interessados devem fazer seu cadastro através do formulário abaixo, e as vagas são limitadas para 20 pessoas. Aqueles que já possuem um roteiro ou texto podem levar no dia da oficina e usar durante a aula.


Giuliana Monteiro é roteirista e diretora nascida em São Paulo. Formada em Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Giuliana trabalhou como produtora durante 8 anos antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para Nova Iorque com uma bolsa de estudos, para cursar o mestrado em roteiro e direção de filmes na faculdade de Nova Iorque (NYU,Tisch School of the Arts). Ela dirigiu e roteirizou seis projetos de curta-metragem nos últimos três anos. Os curtas; “Raízes” (experimental), “Margarete 6422” (documentário), “Stay” (ficção), “Felicidade” (ficção) e “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” (ficção).

Partindo de uma linguagem mais documental para ficção. Seu último projeto de curta-metragem, “Eu Não Digo Adeus, Digo Até Logo” teve estreia na 64th Berlinale e viajou por mais de 30 festivais nacionais e internacionais, ganhando diversos prêmios.