Guiomar Novaes está repleta de atrações no final de semana

Diversas atrações vão rechear a agenda dos sanjoanenses na 45ª Semana Guiomar Novaes, que chega ao fim no próximo domingo. Ainda tem música, dança, exposição de artes plásticas, coral e até uma atração que vem dos Estados Unidos.

Nesta sexta (23), às 18h30, o Theatro Municipal tem a apresentação do resultado do concurso de piano, que teve a participação de 22 artistas divididos entre as categorias popular e erudito. Um júri especializado, composto por Benjamin Taubkin, Chaudio Richerme, Delia Fischer, Eunice Souto, Fernando Calvoso e Simone Leitão dará o parecer final do certame, que distribui R$ 102 mil em premiações. Cada um dos classificados para esta fase já recebeu R$ 1 mil. Nesta noite, cada categoria conhecerá os pianistas que serão contemplados da seguinte forma: Prêmio do Público: R$ 5 mil para cada ganhador da Etapa 2 e o Prêmio Guiomar Novaes com R$ 15 mil para os 1º lugares, R$ 10 mil para os 2º lugares e R$ 5 mil para os 3º lugares. Prêmios especiais: R$ 5 mil cada. As verbas são oriundas do Governo do Estado de São Paulo.

Às 19h, também no Theatro, tem o Quinteto da Academia de Música da Osesp, com todo o talento dos integrantes de uma das orquestras mais tradicionais da América Latina. Na sequência, às 20h30, a praça Coronel Joaquim José recebe a Afrojam SP, que é um projeto de artistas negros e independentes, inspirado nos antigos clubes de Jazz. O que chama a atenção neste trabalho é a apresentação dos talentos individuais, com uma Jam (canção improvisada) sem ensaio prévio.

SÁBADO
A tradicional corporação musical Dona Gabriela, de São João, é quem abre a agenda do sábado, na praça Joaquim José, às 14h. O grupo se apresenta desde a década de 1940 e, desde 2005, passou ao formato Big Band, com naipes de saxofones, trompetes e trombones, acompanhados de piano, baixo, guitarra, bateria e percussão.

Às 17h acontece no Theatro Municipal o concerto “Coral Paulistano com André Mehmari e Paula Pires”. A cantata de André Mehmari, encomendada pelo grupo, é uma obra tem nove partes para coro, clarinete e piano e foi escrita a partir de textos do poeta simbolista brasileiro Cruz e Souza, contando com Mehmari no piano, acompanhado de Paula Pires no clarinete.

André Ricardo Mehmari é um pianista, compositor e arranjador brasileiro. Suas obras foram executadas pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobras Sinfônica e Orquestra Amazonas Filarmônica, dentre outras importantes formações brasileiras, já Paula Pires fez doutorado em Música pela Universidade de Évora e é Mestre em clarinete solo, com nota máxima, pela Universidade de Música e Dança de Colônia.

O Coral Paulistano é um coral existente na cidade de São Paulo e um dos corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo. O coral é formado por 45 cantores de sólida formação musical e atua em apresentações com repertório a capella de diversos períodos, especialmente de compositores brasileiros do século XX.

Seguindo a programação do sábado, tem atração internacional: a pianista e cantora Cheryl Renée se apresenta no Theatro Municipal a partir das 20h. Renée tem uma performance energética no piano e uma voz potente, sendo conhecida como a “deusa do blues” na região de Cincinnati, Ohio (EUA). Iniciou sua carreira nos anos 70 e aos 21 anos já estava em turnê, acompanhando bandas de blues e R&B, por países como EUA, Canadá, Alemanha e Japão. Ela retornou para sua cidade natal, e desde os anos 2000 mantém sua carreira solo ativa, sendo presença marcada em festivais e eventos do gênero musical.

Fechando a noite o grupo Pedra Branca apresenta o show “Multiculturalidades” na Praça Cel. Joaquim José a partir das 21h. Pedra Branca é um grupo multicultural e desenvolve uma concepção criativa de fazer música do mundo junto com a música brasileira e contemporânea.

Com sete álbuns lançados internacionalmente, o grupo, através de pesquisas feitas, apresenta instrumentos como sitar, oud, didgeridoo, berimbau, darbuka, djembe, entre outros, e com isso mostra uma fusão da música eletrônica com o jazz. Essa concepção de unidade entre música acústica e eletrônica, em que a criação não se restringe apenas aos instrumentos convencionais, é o que será apresentado no show de sábado.

DOMINGO
O último dia da Semana Guiomar Novaes terá eventos em três pontos distintos: o Theatro, a Cidade das Artes e a praça Joaquim José. No primeiro deles, às 14h, acontece a performance “GEM Reciclagem”. Na sequência, às 17h, tem dança com o Time São João: o diretor e coreógrafo Adriano Delehan conduz seus alunos no espetáculo “Amar”, da Escola de Ginástica Rítmica e Dança.

Às 18h, na Cidade das Artes, a peça de teatro “As Pagus” ganha o palco do teatro Lucila Martarello Astolpho, com direção e concepção de Christiane Tricerri. A própria diretora também interpreta cenas ao lado de Majeca Angelucci, contando passagens sobre a vida da escritora sanjoanense Patrícia Rehder Galvão.

Já o concerto da Orquestra Jazz Sinfônica, regida pelo maestro Agenor Ribeiro Neto, foi transferido para o Theatro Municipal: “Como se trata do encerramento da Semana Guiomar Novaes, gostaríamos de coroar o sucesso desta 45ª edição em praça pública, e faríamos o espetáculo no fonteatro da Joaquim José. Mas temos que ser prudentes e vimos a previsão do tempo. Com a grande possibilidade de chuva, transferimos o concerto para o Theatro, garantindo o conforto dos artistas e dos espectadores”, explicou Tarcísio Munhoz, diretor municipal de Cultura.

A entrada para o evento continua sendo gratuita, mas a retirada de ingressos será necessária. Os bilhetes serão distribuídos a partir das 18h e o concerto começa às 20h30.