Prefeitura age rápido para auxiliar famílias e reparar danos provocados pelas inundações

A tempestade desta terça (22) provocou danos materiais e deixou famílias desabrigadas em São João da Boa Vista. Entre 18h e 21h, o pluviômetro da Sabesp registrou 95 milímetros de chuva na cidade. De acordo com os responsáveis pela medição, no mês de novembro, é comum que cada precipitação tenha entre 10 e 20 milímetros. Em todo o mês de setembro, choveu 58 milímetros. Já em outubro, foram 172 milímetros no total.

“Os números mostram que foi uma situação muito acima da média, mas agimos rápido. Ainda durante o temporal, nossa força-tarefa já estava na rua, com servidores dos departamentos de Obras, Meio Ambiente, Defesa Civil, Trânsito, Engenharia e Comunicação Social trabalhando nas ações e agilizando o atendimento à população”, disse a prefeita Teresinha, que visitou locais atingidos.

Entre as partes mais alagadas da cidade, estão as ruas Oscar Janzon, Guiomar Novaes e Saldanha Marinho (na região central), José Aguiar (São Lázaro), a avenida Brasília (nas imediações do supermercado Big Bom) e o pontilhão da via férrea sobre a rua Marechal Deodoro (no acesso à Vila Conceição), trechos por onde passa o Córrego São João.

DESABRIGADOS
As avarias provocadas pela chuva deixaram, segundo a Defesa Civil, 50 famílias desabrigadas com perda praticamente total dos bens que estavam em suas casas. O Departamento de Assistência Social disponibilizou abrigo para todas as pessoas atingidas, que preferiram seguir para residências de parentes. “Todo o estado de São Paulo está em alerta sobre pancadas de chuvas mais fortes. A Defesa Civil de São João segue o sistema de meteorologia do estado e estamos, junto com o Departamento de Engenharia, atendendo aos chamados da população para verificar desabamentos pontuais sem vítimas e possíveis falhas de infraestrutura em residências”, explicou Marcos Veríssimo, coordenador da Defesa Civil.

Servidores municipais trabalham, desde a noite de terça, com maquinários pesados para limpeza de algumas vias. Na manhã desta quarta (23), há interdições parciais no trânsito das ruas José Aguiar, Guiomar Novaes e nas imediações do hospital da Unimed (com profissionais trabalhando na retirada de entulhos oriundos da queda de um muro). “Agentes de nossa equipe estão orientando os motoristas e as vias estão sinalizadas. Pedimos que os condutores respeitem a sinalização, seguindo por trechos alternativos”, ressaltou Eduardo Monteiro, diretor de Segurança e Trânsito da Prefeitura.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos durante as inundações.

CAMPANHA
Já na manhã desta terça a Prefeitura iniciou uma campanha para arrecadação de alimentos de móveis, eletrodomésticos, roupas e utensílios de higiene e limpeza para as famílias desabrigadas. “Temos certeza da solidariedade dos sanjoanenses, por isso iniciamos mais esta ação em prol das pessoas que estão passando dificuldades em razão das inundações”, disse Teresinha. As doações podem ser entregues nos seguintes pontos:

CRAS Nova República: rua Monsenhor João Ramalho, 587 – Nova República
CRAS Durval Nicolau: avenida Guilherme Guerreiro, 606 – Durval Nicolau
PSB Central: praça Bento Gonçalves, s/n – Rosário
PSB Resedás: rua Alfeu Doval, 202 – Resedás
Plantão Social: rua General Carneiro, 366 – Centro
CREAS: rua dos Tavares, 8 – Pratinha
Instituto Dra. Rita Lobato: rua 14 de julho, 256 – Perpétuo Socorro
Unifae: Largo Engenheiro Paulo de Almeida Sandeville, 15 – Santo André
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: praça do Santuário, s/n – Perpétuo Socorro
Sede do Fundo Social: rua Teófilo Ribeiro de Andrade, 343 – Centro