Theatro Municipal
Um patrimônio cultural de São João da Boa Vista
O Theatro Municipal de São João da Boa Vista é um dos mais importantes marcos culturais da cidade. Sua história teve início em 24 de fevereiro de 1913, com a criação da Sociedade Anônima Companhia Teatral Sanjoanense, formada por 113 acionistas com o objetivo de construir um espaço dedicado à arte e à cultura.
O primeiro passo foi a aquisição de um terreno na Rua Oscar Janson, que posteriormente foi trocado por outro, em uma área mais central da cidade. Em maio do mesmo ano, foi apresentado o projeto arquitetônico do teatro, assinado por J. Pucci.
A planta previa um edifício de 1.130 m², com plateia para 480 cadeiras, 22 frisas, 30 camarotes, galeria para 500 pessoas, palco elevado, 11 camarins, espaço para orquestra com 39 músicos, além de bilheteria, sanitários e salas administrativas. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1913.
A inauguração ocorreu em 8 de novembro de 1914, com a apresentação da peça "Uma Causa Célebre", pela Companhia Santos Silva. O Theatro logo se tornou referência, integrando o circuito de grandes companhias artísticas do Brasil e do exterior.
Ao longo das décadas, o espaço passou por diferentes usos e fases. Em 1929, foi instalado um ringue de patinação. Em 1937, o Dr. Joaquim José de Oliveira Neto adquiriu a maioria das ações da Companhia, e o Theatro passou a funcionar como cinema.
Em 1945, foi reaberto para apresentações artísticas, sendo palco, em 1946, de um recital da renomada pianista Guiomar Novaes.
A administração passou, em 1957, para Braz Nicola Sabino, mantendo-se como cinema e recebendo, eventualmente, atrações culturais. Uma reforma realizada em 1967 descaracterizou o prédio original, com a retirada das frisas e camarotes. Chegou-se a cogitar sua venda para a construção de um supermercado.
Em 26 de agosto de 1981, por meio da Lei Municipal nº 219, o então prefeito Nelson Mancini Nicolau declarou o imóvel de utilidade pública. Em 1984 e 1985, durante a gestão do prefeito Sidney Estanislau Beraldo, a Prefeitura adquiriu as duas partes do prédio, tornando-o definitivamente um bem público.
O reconhecimento oficial como patrimônio cultural ocorreu em 19 de janeiro de 1987, com o tombamento estadual do imóvel por meio da Resolução nº 03, assinada pelo então Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Jorge da Cunha Lima.
A partir de então, teve início um extenso processo de restauração, com o apoio das gestões seguintes — Dr. Gastão Cardoso Michelazzo, Dr. Joaquim de Campos Simião e Laert de Lima Teixeira —, que garantiram a preservação e valorização do Theatro como símbolo da memória e da identidade cultural de São João da Boa Vista.
INFORMAÇÕES
Endereço: Praça da Catedral nº 22, Centro
Agendamentos:
- E-mail: [email protected]
- Whatsapp: (19) 99719-5719
MAPA DE PALCO

