Construção de muro no cemitério municipal aumenta segurança

Um muro projetado para ter 210 metros lineares, por 2,50 metros de altura, começou a ser construído pela Prefeitura de São João da Boa Vista nos fundos do cemitério municipal São João Batista. 

Os trabalhos estão sendo executados na parte de trás do cemitério, no acesso à rua Safira, na Vila Gomes. A responsabilidade é do Departamento Municipal de Serviços, Obras e Infraestrutura. 

Outra melhoria que integra o cronograma de obras é uma calçada com 210 metros lineares, por 2,40 metros de largura. A previsão é de que todos os serviços sejam concluídos no prazo de quatro meses, segundo o diretor Wagner Wanderley Bedin (Tapico).  

“Moradores do bairro sempre pleitearam essa obra devido à exposição que tinham da vista de dentro do cemitério”, explica.  

Além da construção do muro, nos fundos do cemitério, há outros projetos para aumentar a segurança. Na parte lateral, próximo à Avenida Rotary, a Prefeitura estuda reforçar a proteção.  

“Nossa ideia é fazer 10 metros de muro e depois o alambrado. É que ali nós temos um desnível muito grande. Então, não haveria a necessidade do muro. Estamos sempre pensando na segurança”, completa o administrador do cemitério, Carlos Ignácio.  

Recadastramento de sepulturas

Junto aos serviços de melhorias no cemitério São João Batista, a administração está realizando outro relevante trabalho: o recadastramento de sepulturas. De acordo com levantamento, há 11 mil túmulos distribuídos em 37 quadras, sendo que boa parte está deteriorada.  

Desta forma, familiares de concessionários estão sendo chamados para que regularizem a concessão das sepulturas. A exigência é para que as permissões sejam atualizadas, para que não corram o risco de serem canceladas.

O atendimento acontece das 7h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, no escritório do cemitério, localizado à rua da Saudade, s/nº - Vila Conrado.  

A lista com os nomes dos concessionários está disponível AQUI. O não comparecimento poderá resultar na revogação da permissão, conforme avisa o administrador Carlos Ignácio.  

“Gostaria de solicitar aos concessionários que tenham consciência quanto ao nosso problema. Temos essa necessidade de numerar as sepulturas e cuidar das que estão deterioradas. Não custa nada. É coisa de cinco minutos para atualizarmos endereço e telefone do responsável, para que possamos ter o cadastro certo”, conclui.