Programa de Castração Animal implanta microchip de identificação em 550 pets

O Programa de Castração Animal de São João da Boa Vista, iniciado de forma gratuita, em julho de 2019, soma até o momento 550 pets, entre cães e gatos, registrados com o microchip de identificação (RGA) e 270 castrados, conforme balanço do Serviço de Controle Animal da Prefeitura.

A meta do serviço de saúde pública é regular o índice de natalidade de animais, principalmente de donos considerados de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Com esse propósito, o serviço é destinado a famílias com faixa salarial até R$ 3.500,00 ou inscritas em programas sociais.

Para o cadastro, os tutores devem levar ao Serviço de Controle Animal os documentos de RG e CPF (original e cópia), comprovantes de endereço e renda familiar atualizados, bem como a carteira de vacinação contra a raiva. Somente podem ser cadastrados os pets a partir de seis meses de idade.

Donos de animais com renda superior ao valor estipulado podem fazer o cadastro mediante pagamento de taxa pública (R$ 21,00).

A autônoma Carla dos Reis compareceu ao Centro de Controle Animal conduzindo o “Space”, cãozinho de seis meses de idade, para implantar o microchip. Outros três pets dela foram castrados por meio do serviço público.

“Esse é o quarto animal que estou trazendo. Acho importante porque se acaso você abre o portão e o animal escapa é muito mais fácil de encontrar com a microchipagem. Acho que todo mundo teria que ter essa conscientização”, afirma.

O serviço engloba as etapas de documentação, cadastramento e implantação do microchip, e o agendamento da cirurgia no hospital veterinário. Quanto ao procedimento de castração, a Prefeitura conta com a parceria do centro universitário Unifeob.

“Depois que passou aqui no Serviço de Controle Animal, é só comparecer na instituição [hospital veterinário] no dia e horário e marcados. É só comparecer e entregar o termo de autorização para automaticamente passar pelo processo. Castrando os animais e identificando cães e gatos pelo microchip, a gente pode ter uma diminuição na taxa de abandono e aumento da posse responsável”, explica Alessandra de Oliveira Pinheiro, médica veterinária da Prefeitura.

O Atendimento no Serviço de Controle Animal acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As instalações ficam na rua Antonio José Milan, 400 – Jardim Vila Rica (ao lado do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ).

Casdastro animal Certificado de microchipagem Programa de Castração Animal - Prefeitura de São João da Boa Vista DSC_0019