IPTU tem prazo prorrogado para pagamento da primeira parcela

Ao receber o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o contribuinte de São João da Boa Vista vai observar que a data de vencimento da primeira parcela (única) está com o vencimento agendado para a data de 12 de março.

Por motivo de atraso ocasionado pela gráfica contratada para executar os serviços de impressão dos carnês, a Prefeitura decretou a prorrogação do prazo de pagamento para o dia 30 de março, sem a cobrança de juros.

Em São João, foram confeccionados este ano 44.620 carnês, todos com dez parcelas. Deste montante, 42.000 começaram a ser distribuídos via Correios, na terça-feira, dia 10.

“A pessoa que quiser imprimir pode acessar o site da Prefeitura. O vencimento é todo dia 12 de cada mês, com exceção da primeira parcela, que foi prorrogada”, afirma a diretora de Finanças, Natália Azevedo Villela Santos Domenciano.

A correção é de R$ 3,36%, conforme variação do Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), que compreende ao período de 1º de dezembro de 2018 a 30 de novembro de 2019.

Da mesma forma de anos anteriores, o carnê vem com a parcela extra (Boleto Solidário) de ajuda à Santa Casa de Misericórdia Dona Carolina Malheiros. A colaboração voluntária (sem nenhum tipo de obrigação) tem o valor de R$ 20,00 (R$ 21,25 – tarifa bancária).

A previsão de 2020 é arrecadar R$ 28 milhões com o IPTU, e R$ 4 milhões com Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

Natália reforça que o IPTU tem obrigação constitucional de aplicação de 25% do valor arrecadado na Educação e 15% na Saúde. “O restante é usado em outras melhorias do município como asfalto, iluminação, coleta de lixo”, destaca a diretora.