Praça do Recanto do Jaguari recebe novos aparelhos de ginástica

Espaço público pode ser frequentado gratuitamente 

Os 17 aparelhos de ginástica, instalados pela Prefeitura de São João da Boa Vista na Praça Valdemar Pessoa, bairro Recanto do Jaguari, estão liberados para o uso dos moradores.  

Além de oferecer diferentes aparelhos, a administração municipal também construiu dois bebedouros, colocou mais três postes com iluminação led e ornamentou o espaço com o plantio de grama. 

Segundo o Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento da Prefeitura, responsável pela manutenção da praça, seis novos bancos também foram adquiridos para o local.

A estrutura é apropriada e destinada para quem pretende melhorar a qualidade de vida. Nas quartas-feiras, das 9h às 10h, o espaço é reservado para o grupo de idosos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Recanto. 

Eles fazem atividades sob a orientação do professor de educação física Antonio Carlos Arruda Filho. Na área, o profissional coordena sessões de alongamentos, fortalecimento muscular e exercícios de melhoria à mobilidade física, principalmente, para o público da terceira idade. 

“A gente procura trabalhar um pouco de cada coisa para melhorar a qualidade de vida deles. A diferença é muito grande depois que eles começam a fazer as atividades”, garante. 

Ângela Maria Cicone, 53, moradora da região concorda com o professor. Além da caminhada, ela pratica os exercícios em todos os aparelhos da praça.  “A gente fica mais animada para ir para o trabalho. É a melhor academia que fizeram. Achei lindo o espaço”, destaca. 

O diretor de Esportes da Prefeitura, Rodolfo Herrera Felipe, explica que toda a população pode utilizar o espaço. 

“A gente tem uma mescla de aparelhos para terceira idade e até para deficiente físico. Então, além da caminhada recomendada , três vezes por semana, é importante a atividade física localizada. O aparelho ajuda muito a fortalecer músculos e membros particulares”, reforça o diretor.  

A Praça do Recanto do Jaguari tem, ao todo, 27 mil m². Brinquedos destinados à recreação infantil, lixeiras, bancos, área de caminhada, gramado e árvores fazem parte da estrutura. 

Diante dos aparelhos novos, os frequentadores também querem ajudar a manter o espaço em perfeitas condições. 

“ Os aparelhos Ajudam a fazer os exercícios e manter a vida saudável. É importante ter a participação da população para fiscalizar e manter os aparelhos em bom estado”, diz a funcionária pública Tatiane Ribeiro.  

A manutenção da praça é realizada atualmente por dois zeladores da Prefeitura. 

Reforma da quadra esportiva

A Prefeitura de São João também começou a reformar uma das quadras de esportes do Recanto do Jaguari. No espaço público, situado à rua Nove de Julho, a administração municipal está executando serviços de pintura do chão, substituição das tabelas de basquete e adequação na parte de isolamento da quadra. 

Assim que a praça estiver concluída, o Departamento de Esportes pretende realizar um torneio de futsal com atletas das escolinhas da Prefeitura.