Prefeito visita novo ginásio de ginástica artística do CIC

Espaço com aparelhos profissionais tem capacidade de atender quase 300 crianças

Na manhã desta quarta-feira, 7 de agosto, o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho visitou o novo ginásio de ginástica artística construído pela atual administração no Centro de Integração Comunitária (CIC) de São João da Boa Vista.  

O moderno espaço, voltado a treinamentos gratuitos e formação de ginastas, tem dimensões de 43 metros de comprimento por 13 metros de largura, e inclui estrutura profissional de competição. 

Instalações com aparelhos oficiais 

O prédio reúne aparelhos de solo com molas, cavalos com alças, cama elástica, argolas, salto sobre mesa, paralelas assimétricas e traves, bem como vestiários adequados e fossos.  

Depois de conhecer estrutura montada, conversar com professores e alunas de ginástica, Vanderlei atendeu os profissionais de veículos de comunicação. Aos repórteres, o prefeito reforçou que o CIC precisava mesmo de uma grande reforma e construção de novos espaços. 

“Toda vez que é liberado um equipamento como este, você sente que está melhorando as condições de trabalho dos profissionais e cumprindo o que foi proposto. A gente procura gastar o recurso público com bastante critério para servir à população. Esporte é um direito de todos, bem como saúde e educação. Temos seriedade e isso é uma demonstração”, afirmou. 

Capacidade de alunos

Segundo o professor Ricardo Herrera, o novo ginásio tem capacidade para quase 300 crianças e adolescentes (há 40 inscritos na lista de espera).  

A escolinha de ginástica da Prefeitura tem atividade as segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Já os treinamentos para atletas, que representam o município em competições, são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.  

“É um ginásio de treinamento com instalações de ‘primeiro mundo’. Agora, temos todos os aparelhos oficiais. Antes, quando chegávamos nas competições, não tínhamos esses aparelhos”, explicou. 

A aluna Liz Evangelista, 10, ficou admirada com a estrutura do ginásio. “Eu comecei esse ano, faz 4 meses. Gostei muito porque ficou parecido com ginásio americano. Eu amo competir e fazer ginástica”, disse. 

A dona de casa Tatiane Sanchez, moradora da Vila Primeiro de Maio, acompanha o treinamento da filha Thainá todos os dias. “Faz dois anos que ela faz ginástica no CIC. Eu prefiro que ela fique aqui na ginástica e não na rua ou no celular”, reforçou. 

Novo ginásio incentiva modalidade esportiva 

O diretor de Esportes de São João, o professor Rodolfo Herrera Felipe, avaliou que a modalidade de ginástica artística está fase de crescimento na cidade. 

“É uma ferramenta inclusiva para pessoas através do esporte poderem futuramente virar atletas profissionais ou aprender a lidar com regulamentos e regras na vida. Agora, com esse espaço qualificado e profissionais competentes, a gente espera evoluir muito mais”, garante. 

Além do ginásio de ginástica artística, a transformação do CIC conta com quadra oficial de futsal e handebol, parque aquático com piscina aquecida, centro administrativo, ginásio antigo reformado com piso flutuante para modalidades de basquete e vôlei, área para judô, pista de atletismo e campo de futebol. 

“Eu vejo o CIC como um centro de excelência. Aqui a gente vê movimentação o dia todo de gente praticando atividade esportiva sem custo nenhum”, finalizou Rodolfo.