Eventos gratuitos marcam a 21ª Semana da Consciência Negra

A Integração Cultural Negra Protea realiza em São João da Boa Vista a 21ª Semana da Consciência Negra. Atividades culturais, esportivas, sociais e religiosas estão programadas com apoio da Prefeitura (Departamento de Cultura). A abertura acontece na noite desta quinta-feira, 14 de novembro, às 20h, na Câmara Municipal.

Na sede do Legislativo Municipal, a cerimônia tem a coordenação do presidente da Protea Marcos Paulo Pereira (Marcão da Capoeira). Na ocasião, estão previstas homenagens a membros da comunidade negra.

Desta vez, o reconhecimento será direcionado aos casais Delvo Gabriel e Rosângela Combe Gabriel, Juarez Feliciano da Silva e Maria Angélica Ambrozio da Silva, e Vanderlei Donizetti Camargo e Ana Maria Nardi Camargo.

Aberta ao púbico, a cerimônia também deve registrar a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e do presidente da Câmara Luís Carlos Domiciano (Bira).

“O que nos move a conduzir a Semana de Consciência Negra é estar diante de uma realidade dura e cruel em sintonia com o movimento negro nacional. Nós entendemos que para combater o racismo no Brasil temos que continuar esse trabalho e avançar na discussão junto com a sociedade para que a gente possa buscar mecanismos”, afirma Marcão, presidente da Protea.

No sábado, 16, às 18h, uma mesa redonda para discutir a situação do negro na sociedade, com a participação de profissionais de diferentes áreas, está marcada para o Centro Cultural Municipal Luiz Gama, localizado à rua General Osório, no bairro São Lázaro.

A parte esportiva da programação destaca um torneio de futebol definido como “Reviva Luiz Gama”, agendado para domingo, dia 17, a partir das 13h. Os jogos classificatórios têm disputa no campo da Vila Primeiro de Maio.

Ajax e Atlético Recanto (13h), Real São João e Alkayda (15h) fazem os confrontos. De acordo com a organização, o campeão do torneio recebe o troféu somente no domingo seguinte, dia 24, no mesmo gramado.

A missa-afro acontece na terça-feira, dia 19, às 20h, na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. A missa tem a celebração coordenada pelo Bispo Diocesano Dom Antônio Emídio Vilar, com participação do padre Celso Braz.

Na quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra, o destaque da programação é o evento “Agita Protea”, às 16h, na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline).

Uma das apresentações é a do Projeto Samba do Povo. Idealizado pela advogada Maria de Lourdes Juvêncio, em parceria com o músico paulistano Ilciley Pereira, a proposta é divulgar o samba raiz para fomento da cultura negra e incentivar novos músicos.

A meta é realizar uma apresentação por mês, com base nos projetos realizados em São Paulo e Rio de Janeiro.

“Eu vou fazer uma introdução da importância do samba para a comunidade negra e depois uma roda de samba com instrumentos tradicionais. Nesse 20/11, dia tão emblemático para a comunidade negra, estaremos no Agita Protea dando nossa colaboração com a alegria que o samba proporciona”, reforça Maria de Lourdes, que também é membro da Associação dos Amigos do Clube Luiz Gama.

Feriado municipal

Desde de 20 de novembro de 2006, São João da Boa Vista respeita o Dia da Consciência Negra como feriado municipal. A data foi instituída por meio da Lei nº 1.982 de 27 de dezembro do mesmo ano. Vereador da época, Dionizio Martins de Macedo Filho é o autor da Lei.

Semana da Consciência Negra Semana da Consciência Negra Semana da Consciência Negra