Jardim Guanabara comemora 40 anos com festividades

Shows musicais, torneios esportivos, atividades recreativas e prestação de serviços fazem parte da programação 

Bairro popular de São João da Boa Vista, entregue à população em 1979, o Jardim Guanabara completa 40 anos. Para marcar essas quatro décadas, a Prefeitura revitalizou duas praças do bairro e organizou uma série de eventos gratuitos para sábado e domingo, dias 5 e 6 de outubro. 

Durante dois dias, a programação inclui shows musicais, torneios esportivos, atividades recreativas, prestação de serviços, e celebrações de missa e culto. As festividades integram uma parceria entre administração municipal e um grupo de moradores do bairro. 

No sábado, às 8h, o Tiro de Guerra de São João 02/036, sob o comando do 1º sargento André Kondo, participa da solenidade de hasteamento das bandeiras, com a presença do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e do presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Domiciano (Bira). 

Às 9h, acontece a celebração de uma missa no centro de lazer, localizado à rua Celso Matielo Padovani. Às 10h, está prevista uma homenagem para moradores identificados com o bairro.  

Na Praça Juscelino Kubitschek, das 9h às 17h, o Departamento de Esportes promove torneios de futevôlei e vôlei na quadra de areia. A partir das 13h, o público tem a oportunidade de participar de brincadeiras recreativas com a orientação de monitores de educação física. 

Torneios de truco, bocha e futsal, e exibições de dança acontecem no centro de lazer. Diretor da pasta esportiva de São João, Rodolfo Herrera Felipe, aponta uma novidade durante as comemorações.  

“A gente vai inaugurar o novo espaço da academia popular do Jardim Guanabara com novos aparelhos de ginástica, semelhante ao que fizemos na Vila Primeiro de Maio e Recanto do Jaguari, para o pessoal usar na praça”, afirma Rodolfo. 

No domingo, às 8h, o cronograma destaca a celebração de um culto evangélico no centro de lazer. Os jogos recreativos e torneios de futsal, futevôlei e vôlei prosseguem durante o dia todo.  

Shows musicais 

No sábado, dia 5, a programação de shows começa às 15h, com a Escola de Samba Juventude, de Aguaí, sob o comando do mestre Régis Viana. Às 17h, quem sobe ao palco, montado no centro de lazer, é o cantor Aurelinho Zanetti. 

Às 18h, a apresentação é com a Orquestra de Violas de São João, regida pelo maestro Luís Filipini. No repertório dos violeiros constam obras conhecidas de compositores da música sertaneja. 

Logo depois, às 20h, entra em cena a cantora Patrícia Costa. Acompanhada de sua banda, a artista sanjoanense solta a voz para interpretar clássicos do samba raiz e anos 90.  

No domingo, dia 6, às 14h, é a vez da dupla Paraguai e Taperi.  Às 18h, uma das novidades é a presença da Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. O maestro Agenor Ribeiro Netto e os músicos interpretam um repertório repleto de obras populares. 

A programação de aniversário do Jardim Guanabara termina às 20h, com o show do Grupo Toca do Pagode. Os músicos, que recentemente participaram do Programa do Ratinho, SBT, prepararam um show especial com sambas tradicionais e atuais para comemorar o aniversário do bairro. 

Revitalização de praças 

Para comemorar os 40 anos do Jardim Guanabara, a Prefeitura de São João da Boa Vista também providenciou a revitalização de dois importantes equipamentos públicos: as Praças Antonio Valentim e Juscelino Kubitschek. 

No equipamento público localizado entre as ruas Emílio Tarifa Conde, Abílio Ferreira e Adolpho Alvarez a administração municipal reconstruiu 150 metros de calçamento e reformou todas as caixas de alvenarias do sistema de iluminação. Bancos novos e lixeiras também constam no cronograma de serviços.    

Na Praça Juscelino Kubitschek, situada entre as ruas Antonio Batista, Silvio Lance, Padre Cataldo e Abílio Ferreira, as melhorias incluem trabalhos de pintura, calçamento e colocação de lixeiras e bancos.