Prefeitura recebe diretoria da APAA para definir Semana Guiomar Novaes

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho se reuniu com a diretora executiva Danielle Nigromonte e o diretor de Arte e Cultura da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), José Mauro Gnaspini, na tarde de hoje, 31 de julho, para começar os preparativos para a Semana Guiomar Novaes. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura.

Também estiveram presentes o diretor municipal de Cultura, Hélio Correa da Fonseca Filho; a diretora técnica da APAA, Dyra Oliveira; a presidente da Associação dos Amigos do Theatro Municipal (Amite), Ana Paula Rinaldi; a gerente de Comunicação da APAA, Tathiana Diniz; e o assessor do Departamento de Cultura, Carlos Augusto Castilho.

Semana Guiomar Novaes

Instituída em 1977, é uma homenagem à pianista sanjoanense de renome internacional, Guiomar Novaes, e faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. Do popular ao erudito, há atrações para todas as faixas etárias. Dança, concertos, teatro, corais, orquestras e ópera foram alguns destaques de edições anteriores.

O evento acontecerá de 21 a 29 de setembro em diversos pontos de São João da Boa Vista. Praças, igrejas, escolas municipais, o Theatro Municipal e a Estação das Artes receberão artistas em apresentações gratuitas para toda a população.

Homenagem

Guiomar Novaes foi admitida em primeiro lugar para estudar no Conservatório de Paris e ganhou o primeiro prêmio na prova de encerramento do curso. Na Europa, tocou em Paris, Londres, Genebra, Milão e Berlim.

De volta ao Brasil, apresentou-se nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos Estados Unidos, tocou em várias cidades, como Nova Iorque, Boston e Chicago e se apresentou para o presidente americano Franklin Roosevelt. Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna.

Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do Queen Elizabeth Hall em 1967. Nos anos seguintes, recebeu várias condecorações e homenagens, como a Ordem Nacional do Mérito (concedida a cidadãos brasileiros que tenham prestados serviços de destaque à nação).